Brasil Pack Trends 2020

BrasilPackTrends2020 61 fatores que influenciam o mercado de bens de consumo Crescimento dos e-consumidores A penetração da internet e das redes sociais no Brasil tem ocorrido de forma ampla e rápida na socie- dade, com impactos sobre os hábitos de compra da população. Segundo uma pesquisa da empresa Cap- gemini (DIGITAL..., 2012), mais de dois terços dos consumidores dos mercados em desenvolvimento, en- tre os quais o Brasil, declaram interesse em buscar informações sobre novos produtos nas mídias sociais e nos blogs. Conforme estudo da McKinsey & Company, os e-consumidores brasileiros têm representado uma parcela cada vez maior da população de 15 a 64 anos, crescendo de 2,5%, em 2004, até 21,9%, em 2011 ( Figura 2.7 ). A utilização da internet para a compra de bens de consumo interfere no sistema de logística do setor. Produtos que eram transportados pelos consumidores passam a depender de um sistema de acondicionamen- to em veículos de transporte para entrega, podendo demandar novas características de embalagem. O uso da internet e das redes sociais para obtenção de infor- mações sobre os produtos, altera a forma tradicional de identificação dos bens exclusivamente pelas informa- ções contidas em sua rotulagem. Estudo da PWC (CUS- TOMERS..., 2011) considera que, em 2020, o varejo global deverá prover um atendimento personalizado aos consumidores, com integração dos canais de comuni- cação interativos. Estima-se que os varejistas adotarão ferramentas mais sofisticadas de comunicação, deven- do adaptar-se às mudanças que ocorrerão na cadeia de suprimentos. O crescimento do serviço de delivery e a grande diversidade de itens comercializados, entre ou- tros fatores, exigirão dos varejistas maior eficiência para viabilizar a oferta de maior conveniência e variedade para os consumidores. FIGURA 2.7 Crescimento da atividade de e-commerce e do número de e-consumidores no Brasil Fonte: Chanes; Hoefel; Martins, 2012

RkJQdWJsaXNoZXIy MTgxNA==