Brasil Pack Trends 2020

BrasilPackTrends2020 62 fatores que influenciam o mercado de bens de consumo Mudanças de comportamento das novas gerações Conforme estudo da empresa Grail Research (CONSUMERS..., 2011), “cada geração é caracte- rizada por diferentes experiências que moldam suas perspectivas e comportamentos”. A partir dessa pre- missa, o comportamento das diferentes gerações tem sido estudado em relação aos impactos no mercado de consumo, comumente por meio da classificação dessas gerações em categorias, tais como “Boomers”, gerações X, Y, Z, Alpha etc. Esse tipo de abordagem indica características que poderão perder ou ganhar importância no perfil de consumo da população ao longo do tempo e, por esse motivo, é realizada uma breve reflexão sobre suas potenciais influências sobre o mercado de consumo no Brasil. No entanto, é im- portante observar algumas das limitações desse tipo de análise. Em primeiro lugar, existe o problema da gene- ralização das categorias entre os países, uma vez que os fatos históricos relevantes para forçar eventuais mu- danças no comportamento de consumo de uma geração em relação à outra diferem de país para país. As clas- sificações atribuídas às sucessivas gerações de consu- midores surgiram de pesquisas em países, tais como os Estados Unidos, com perfis demográficos e estruturas de mercado específicas, ou seja, com uma complexa configuração de variáveis capazes de moldar determi- nados perfis de compra e consumo. Assim, é necessário ter cautela para usar os rótulos X, Y ou Z para analisar as gerações brasileiras. Um segundo aspecto diz respeito à variação dos critérios de classificação adotados para definição dessas categorias entre diferentes pesquisadores. Por exemplo, alguns autores consideram a Geração Y e os “Millenials” como sendo a mesma, outros como segmentos distintos. A nomenclatura adotada costuma variar, como também as faixas consideradas para os anos de nascimento de cada geração ( Quadro 2.4 ). QUADRO 2.4 Categorias de gerações de consumidores Categorias Ano de nascimento “Silent Gen” 1924-1945(a) 1929-1945(d) 1930-1945(e) “Baby Boomers” 1940-1960(a) 1945-1965(b) 1946-1964(d) 1946-1964(e) Geração X 1963-1978(a) 1960-1980(b) 1965-1977(d) 1965-1976(e) Geração Y 1980-1999(a) 1980-2000(b) 1978-1994(d) 1977-1994(e) “Millenials” 2000-2007(a) Geração Z 1995-2010(b) 1995-2005(d) 1995 em diante Geração Alpha 2010-2025(b) Fontes: (a) Eating…, 2007; (b) Consumers…,

RkJQdWJsaXNoZXIy MTgxNA==