Brasil Pack Trends 2020

BrasilPackTrends2020 64 fatores que influenciam o mercado de bens de consumo quantidade relativa das gerações de consumidores bra- sileiros, ao longo do tempo, e do surgimento de novos estilos de vida e hábitos de consumo. Para avaliar a evolução das gerações nas próximas décadas, foi feita a tabulação de dados do IBGE (2008) e adotado um critério próprio para a segmentação da po- pulação conforme gerações ( Figura 2.8 ). Para facilitar a análise, adotou-se como padrão o intervalo de tempo utilizado nas classificações existentes das gerações Z (1995-2010) e Alpha (2010-2025), apenas evitando a sobreposição de datas para não ocorrer duplicidade de contagem. Dessa forma, convencionou-se classificar a população brasileira nas seguintes “gerações”: Geração Silent (1935-1949), Baby Boomers (1950-1964), Gera- ção X (1965-1979), Geração Y (1980-1994), Geração Z (1995-2009), Geração Alpha (2010-2024) e Geração Futura (2025-2039). Finalmente, dentro de uma geração é possível en- contrar diferentes segmentos de consumidores, o que dificulta ainda mais o uso dessa abordagem para expli- car o comportamento de compra e consumo. Isso pode ser verificado no estudo da empresa Boston Consulting Group (BARTON; FROMM; EGAN, 2012), que destaca seis diferentes grupos de consumidores: Hip-ennial, Mil- lenial Mom, Gadget Guru, Clean and Green Millenial, Ol- d-School Millenial e Anti-Millenial. Portanto, é preciso ter cautela para que não sejam criados estereótipos que levem a interpretações equivo- cadas sobre a segmentação do mercado de consumo. Mesmo assim, a análise sobre consumidores de diferen- tes gerações é considerada útil para fazer uma reflexão sobre os fatores que poderão influenciar o setor de em- balagens no futuro. Por isso, é feita uma breve reflexão sobre os potenciais impactos decorrentes da variação da FIGURA 2.8 Variação da quantidade relativa da população (x1000 habitantes) de diferentes gerações, 1980-2050 Fonte: Dados IBGE, 2008 – elaboração própria

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