Brasil Pack Trends 2020

BrasilPackTrends2020 65 fatores que influenciam o mercado de bens de consumo cer, a Geração Futura, que será composta, em 2050, de pessoas entre 10 e 25 anos. Entretanto, com base nos dados dos estudos relacionados no Quadro 2.4, as novas gerações poderão exercer forte influência sobre o mercado de bens de consumo, uma vez que seu compor- tamento de compra e consumo será moldado pela uti- lização intensa da tecnologia digital, pela conexão nas redes sociais, perfil pragmático e multicultural, consci- ência de problemas sociais e ambientais, valorização da responsabilidade social, valorização da ética, do real e do verdadeiro, busca de simplicidade e conveniência, valo- rização da experiência de compra e maior inclinação ao escapismo, entre outros aspectos. Apesar das limitações deste ensaio, é possível ob- servar que, nas próximas décadas, o mercado de consu- mo no Brasil deverá se renovar progressivamente tanto no lado da demanda quanto no da oferta. A partir de 2025, o Brasil deverá ter uma Geração Y madura, entre 30 e 45 anos, uma Geração Z entre 15 e 30 anos e uma Geração Futura entrando na adolescência. De 2025 até 2050, cada vez mais, as novas ge- rações deverão ditar as regras do mercado, configuran- do um cenário de muita incerteza, uma vez que não há como prever o comportamento da atual Geração Alpha na idade adulta e, muito menos, imaginar como serão os consumidores de uma geração que ainda está por nas- AGUIAR, M.; CUNHA, O.; PIKMAN, M. Winning over the next billion consumers in Brazil : a guide to growth. Boston, USA: BCG, 2008. 12 p. BARRETO, F.; BOCHI, R.; ABRAMOVICS, P. Mercados pouco explorados : descobrindo a classe C. São Paulo: BCG, 2002. 7 p. BARROS, R.; DIECKMANN, S.; MENDONÇA, R. et al. A nova classe média brasileira: desafios que representa para a formulação de políticas públicas. Brasília: Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República-SAE/PR, 2011. 19 p. BARTON, C.; FROMM, J.; EGAN, C. The millennial consumer : debunking stereotypes. B The Boston Consumting Group, 2012. BRASIL Food Trends 2020. São Paulo, SP: FIESP, Campinas, SP: ITAL, 2010. 173 p. CANADIAN food trends to 2020: a long range consumer outlook. Appendix B: Tomorrow’s consumer generations - 2020. Otawa: Agriculture and Agri-Food Canada, 2005. 113 p. CHANES, L.; HOEFEL, F.; MARTINS, A. G. Brazil briefing : where is the e-commerce market going? Consumer and Shopper Insights, McKinsey&Company, July 2012. 3 p. Disponível em: <http://csi.mckinsey.com/knowledge_by_topic/digital_consumer/ where_is_brazils_ecommerce_market_going>. Acesso em: set. 2012. CONSUMERS of tomorrow insights and observations about generation Z. Cambridge, MA: Grail Research, 2011. 16 p. CONSIDERA, C. M.; PESSOA, S. de A. A distribuição funcional da renda no Brasil : 1959-2009. São Paulo: IBRE/FGV, 2012. CUSTOMERS take control: how the multi-channel shopper is changing the global retail landscape. USA: PriceWaterhouse Coppers, 2011. D’ARPIZIO, C. Luxury goods worldwide market study. 10th. Ed. Boston: Bain & Company/Fondazione Altagamma, 2011. DIGITAL shopper relevancy. Profiting from your customers’ desired all-channel experience. [s.l.]: Capgemini, 2012. 44 p. EATING habits through the generations. [s.l.]: Guelph Food Institute, Feb. 2007. 20 p. 2.5 REFERÊNCIAS

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