Brasil Pack Trends 2020

BrasilPackTrends2020 72 as tendências de embalagem ned/preserved food, Chilled and frozen foods, Impul- se foods, Dried processed food), materiais e tipos de embalagem (Metal, Rigid Plastic, Glass, Liquid Cartons, Paper-based containers, Flexible packging, Closures). • Food Packaging: Brazil (FOOD..., 2008) : estudo da empresa Euromonitor que destaca fatores de influência e ten- dências do setor de embalagens para diferentes cate- gorias de bebidas (Soft drinks, Alcoholic drinks, Hot drinks), materiais e tipos de embalagem (Metal, Rigid Plastic, Glass, Liquid Cartons, Paper-based containers, Flexible packging, Closures, Multipacks, Returnables). • 2020 Future Value Chain: Building Strategies for the New Decade (2020 FUTURE..., 2011) : documento ela- borado pelo The Consumer Goods Forum e as empre- sas Capgemini, HP e Microsoft. Apresenta uma visão sobre o futuro do mercado de bens de consumo. Esses documentos foram selecionados de modo a obter uma visão abrangente das tendências do mercado de bens de consumo e também das tendências relacio- nadas à cadeia produtiva de embalagem, uma vez que a embalagem é um insumo das principais indústrias analisadas no estudo, quais sejam: alimentos, bebidas, personal care e health care. Por meio de análise comparativa, foram identifi- cadas as tendências comuns destacadas nos diversos documentos analisados, que foram classificadas em cinco grandes grupos denominados macrotendências de embalagem ( Quadro 3.1 ). A criação dessas cinco macrotendências visa oferecer um quadro de referência para a análise das tendências e inovações no setor, de forma mais organizada e sistêmica. 3.2 O MAPEAMENTO DAS TENDÊNCIAS DE EMBALAGEM O consumidor atual valoriza produtos que facili- tem o seu dia a dia e permitem economia de tempo nas atividades, o Time-saving . Esse desejo traduzido para o desenvolvimento de embalagem significa: facilidade de abertura, possibilidade de refechamento, facilidade e simplicidade de preparo e uso do produto e descarte da embalagem, portabilidade para o consumo on-the-go , ou seja, em qualquer lugar a qualquer hora. A emba- lagem deve facilitar a vida de todos, não só dos idosos e das crianças. Deve reduzir desperdícios, minimizar riscos. O consumidor interage com a embalagem em di- versos aspectos, desde a escolha no momento da com- pra, durante o consumo do produto, até o momento do descarte. O desenvolvimento da embalagem deve con- siderar esses aspectos visando facilitar tal interação. Assim a embalagem deve ser funcional e sem compli- cação. Princípios do design universal devem ser aplica- dos à embalagem: uso conveniente, intuitivo e simples; informação discernível; design gráfico e estrutural; uti- lização equitativa, ou seja, a embalagem deverá ser uti- lizada por pessoas com diferentes capacidades. A embalagem também deve atender à segmenta- ção de mercado. O aumento da quantidade de residên- cias com apenas uma pessoa e a vida urbana cada vez mais atribulada têm criado uma demanda por produtos em porções individuais, principalmente no caso dos ali- mentos e bebidas. Além da questão econômica, pois permite menor desembolso, esse tipo de embalagem permite diferentes opções de consumo no caso de lares com mais de uma pessoa, ou seja, cada indivíduo, cada um na residência, escolhe o que quer consumir. 3.3 CONVENIÊNCIA E SIMPLICIDADE

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