Brasil Pack Trends 2020
BrasilPackTrends2020 82 as tendências de embalagem Segurança de alimentos é um tema que desper- ta interesse em todos os consumidores, independente- mente do poder aquisitivo. Em um mundo globalizado, onde a comunicação e a mídia têm lugar privilegiado e as informações circulam com uma velocidade incrível, a difusão de notícias e informações sobre a segurança de alimentos, sejam elas corretas ou não, atinge milhões de consumidores, tornando-os mais atentos, exigentes e informados. O consumidor atual quer confiar em determinada marca de produto e quer ter a certeza e a segurança de que está adquirindo um produto de qualidade e que o consumo desse produto não vai ocasionar nenhum pro- blema de saúde a curto ou longo prazo. A embalagem é determinante para garantir a segurança, a qualidade e a confiabilidade de produ- tos alimentícios, além de manter a vida útil desejada, transportar e vender o alimento, informar o consumidor sobre a segurança e o valor nutricional do produto, ins- truir sobre o modo de preparo, conter a data de fabrica- ção/validade e a localização do fabricante. Nesse contexto, a embalagem não pode ser uma fonte de contaminação química, física ou microbiológi- ca do alimento. A composição química da embalagem é funda- mental para a sua segurança. As substâncias que fazem parte da composição da embalagem devem ter a toxici- dade, o risco e o potencial de migração para os alimentos estudados, para que a exposição do consumidor a tais substâncias possa ser avaliada e o seu risco conhecido e controlado. Legislações baseadas no risco e na exposição do consumidor a essas substâncias foram e são elabora- das para controlar a contaminação química e toxicológi- ca da embalagem e proteger a saúde dos consumidores. A contaminação física e microbiológica está rela- cionada principalmente com o processamento, manu- Reúso & Reciclagem : o incentivo ao uso de materiais reciclados reduz o consumo de recursos naturais e geralmente está associado ao me- nor consumo de energia e emis- sões. O reúso das embalagens e o aumento de sua durabilidade também amortizam seu custo ambiental. Gerenciamento de Resíduos & Logística Re- versa : a Política Nacional de Resídu- os Sólidos (PNRS) estabelece a res- ponsabilidade compartilhada entre fabricantes, importadores, consumi- dores e poder público na destinação adequada dos resíduos gerados. Os resíduos gerados devem ter cadeias de destinação e/ou reaproveitamento -estabelecidas e viáveis. Credibilidade & Ética : o marketing ambiental amparado por métricas internacio- nalmente comprovadas é ferramenta poderosa de informação para o consumi- dor. A credibilidade tem sido atestada pelo uso de declarações e rótulos am- bientais normatizados e certificações para que o Greenwashing seja evitado. 3.7 SEGURANÇA E ASSUNTOS REGULATÓRIOS
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