Brasil Pack Trends 2020
BrasilPackTrends2020 95 conveniência e simpl icidade FIGURA 4.15 Tampas para preservação de com- ponentes e princípios ativos Fonte: Tap-The-Cap, Inc. Preservação de componentes e princípios ativos Atualmente existem no mercado diversos pro- dutos com propriedades nutricionais e nutracêuticas, contendo vitaminas, substâncias energéticas etc. Po- rém, sabe-se que muitas dessas substâncias, princi- palmente as vitaminas, são muito instáveis, perdendo sua funcionalidade ao serem misturadas com líquidos ou ao entrarem em contato com o oxigênio, ou seja, tais substâncias começam a se degradar já na linha de enchimento do produto. O mesmo acontece com alguns ingredientes, como os aromas, que se degradam com o contato prolongado com a água (STEEMAN, 2012). Para evitar a perda de tais compostos, existem algumas opções de tampas em desenvolvimento e ou- tras já no mercado para essa aplicação. Duas delas, das empresas Tap-The-Cap ( Figura 4.15 ) e Viz Cap ( Figura 4.16 ), mantêm o composto a ser protegido dentro de um compartimento especial; ao se pressionar o bico da tampa, o referido compartimento é aberto, fazendo com que o composto entre em contato com o líquido. A gar- rafa deve ser agitada e o bico é então puxado para o consumo. Em outro desenvolvimento, agora da empresa Teamplast, a tampa libera uma porção de vitamina em pó ao ser girada, permitindo assim o preparo instantâ- neo da bebida, que ganha em frescor e saudabilidade ( Figura 4.17 ). FIGURA 4.16 Tampas para preservação de com- ponentes e princípios ativos Fonte: Divulgação FIGURA 4.17 Tampas para preservação de com- ponentes e princípios ativos Fonte: Divulgação Facilidade de descarte e reciclagem Na última etapa de sua vida útil, as embalagens devem ser de fácil descarte para o consumidor e, além disso, de uma forma que seja a melhor para o meio ambiente. Essa característica pode conquistar o consu- midor e influenciar na sua decisão de compra, dado o aumento da reciclagem e a necessidade de redução do volume de lixo doméstico (HILL, 2010). Muitos consu- midores atuais estão cientes de quais embalagens são passíveis de reciclagem, sendo que essa característica vem se tornando um padrão do ponto de vista do consu- midor (DODDS, 2008).
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