Brasil Pack Trends 2020

BrasilPackTrends2020 99 conveniência e simpl icidade FIGURA 4.27 Embalagens para consumo em trânsito e apelo sustentável na reutilização Fonte: Divulgação FIGURA 4.26 Bebidas sofisticadas para consumo em trânsito Fonte: Divulgação Consumo em trânsito Dentre os diversos fatores que geram tendências, observam-se a diminuição do tamanho das famílias e a alteração do estilo de vida das pessoas, que cada vez mais buscam refeições rápidas, compensando isso, de certa forma, com a fragmentação das refeições ao longo do dia. Apesar de algumas variações culturais, em geral os consumidores atuais tendem a percorrer distâncias maiores a caminho do trabalho e a ocupar seu tempo livre com as mais diversas atividades de lazer (BLAKE, 2006). Para atender a essa demanda surgiram as em- balagens on-the -go, ou seja, para consumo em trânsi- to. Tais embalagens devem ser compactas, apresentar facilidade de abertura e, em alguns casos, permitir o refechamento, para que não seja necessário o consumo total do produto de uma única vez. A indústria de bebidas também deve estar atenta para o consumo em trânsito. Embora as embalagens para esse produto sejam inerentemente transportáveis pelo consumidor, existem opções que possibilitam maior conveniência, oferecendo embalagens com me- nor risco de quebra e com facilidade de consumo (AN- NETTE, 2008). Um exemplo disso é a embalagem de vinho da Hardy’s Shuttles ( Figura 4.26 ), contendo uma porção única para consumo, com 187 mL, em uma garrafa de vidro selada por uma taça de acrílico; girando-se o topo, a garrafa é aberta e a taça é liberada para o consu- mo. Outros exemplos, como alternativas ao vidro, são o acondicionamento de bebidas alcoólicas em embala- gens compostas ( Figura 4.26 ) e metálicas. O consumo em trânsito aliado à possibilidade do consumo fracionado pode ser visto nas garrafas de vidro do produto Frapuccino ( Figura 4.27 ), da Starbucks Co- ffee, que também possui o apelo da sustentabilidade, com a reutilização da embalagem pelo consumidor, e a associação do vidro a produtos de qualidade superior.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTgxNA==