Editorial - Cereal Chocotec News

Cereal Chocotec comemora 20 anos de conquistas e contribuição para a pesquisa científica e o setor produtivo

A trigésima edição do Cereal Chocotec News traz à comunidade científica e às empresas dos setores de cereais, panificação, chocolates, balas e confeitos, os resultados dos projetos de pesquisa que foram desenvolvidos no Cereal Chocotec/Ital com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, do Governo Federal, através dos programas PIBIC – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, e PIBITI – Programa de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação que compreenderam o período de agosto de 2016 a julho de 2017. Os programas visam despertar a formação e inserção de recursos humanos em atividades de pesquisa, tendo como foco o desenvolvimento tecnológico e a inovação. Pesquisadores do Cereal Chocotec/Ital orientaram alunos de graduação em 10 projetos de iniciação científica, dos quais 6 projetos podem ser conferidos resumidamente nesta edição. O 11º Congresso Interinstitucional de Iniciação Científica – CIIC 2017 foi realizado na sede do Instituto Agronômico (IAC), em Campinas (São Paulo), de 02 a 04 de agosto de 2017 e os trabalhos, na íntegra, foram apresentados e publicados no Anais do 11º CIIC - 2017, disponível no site do evento: http://www2.aptaregional.sp.gov.br/ciic2017.

O Cereal Chocotec do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), pertencente à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, promoveu de 18 a 22 de setembro, a 5ª Edição da Semana Tecnológica: Avanços, Inovações e Desafios, na sede do Instituto, em Campinas/SP. No dia 18 foi realizado o evento que marcou o aniversário de 20 anos do Centro de Tecnologia de Cereais e Chocolates (Cereal Chocotec) e contou com a presença do Secretário de Estado Arnaldo Jardim. Confira na aba “20 Anos Cereal Chocotec” a matéria sobre os depoimentos e as homenagens prestadas no evento de comemoração, um breve resumo sobre os homenageados e a apresentação sobre o Futuro das Parcerias Público-Privadas.

A 5ª edição da Semana Tecnológica Cereal Chocotec teve como objetivo oferecer ao participante a oportunidade de realizar Cursos Tecnológicos sobre temas de interesse do setor e ainda, participar de um Workshop sobre a “Inovação pela agregação de nutrição e funcionalidade”. Conheça também as empresas parceiras que patrocinaram este evento. As informações podem ser conferidas na aba “5ª Semana Tecnológica 2017”, no artigo intitulado “5ª Semana Tecnológica Cereal Chocotec: Avanços, Inovações e Desafios”.

Na seção de notícias, leia sobre a participação da pesquisadora do Cereal Chocotec/Ital Ana Lúcia Fadini, no período de 3 a 6 de julho de 2017, na 25th International Conference on Bioencapsulation, na cidade de Nantes na França, com apresentação do trabalho “Spray Chilling Microparticles: Wall Material and Core Concentration Influence”.

Confira, na seção de notícias, a visita do Cereal Chocotec/Ital, representado pelas pesquisadoras Carla Lea Vianna Cruz, Cristiane Ruffi e Elizabeth Nabeshima, no dia 27 de julho, à FIPAN, principal feira nacional da indústria de panificação, confeitaria e de estabelecimentos que atuam no food service.
Confira também, a visita do Dr. Peter Stolz, da empresa Böcker / Alemanha, às instalações do Cereal Chocotec/Ital. Especialista em massas madre, foi recepcionado pelas pesquisadoras Carla Lea Vianna Cruz e Elizabeth Nabeshima, no dia 31 de julho de 2017.

Leia, nesta edição, informações sobre a participação do Cereal Chocotec/Ital no 11º Congresso Interinstitucional de Iniciação Científica - CIIC 2017, de 02 a 04 de agosto de 2017, com a apresentação de trabalhos na forma de pôster e apresentações orais, e destaque às premiações obtidas.

Leia também, informações sobre a visita de pesquisadores do Centro Internacional de La Quinua - CIQ, sediado em La Paz / Bolívia, às instalações do Cereal Chocotec/Ital, no dia 11 de agosto de 2017.

Confira ainda, informações sobre a visita de empresários associados ao Sistema FIRJAN, no dia 04 de setembro de 2017. O grupo foi recepcionado pelo Diretor Geral, Luis Madi, e fez visitas em unidades do Ital, no Cereal Chocotec, a diretora Carla Léa Vianna Cruz recebeu o grupo de empresários e apresentou os laboratórios e plantas piloto.

Visite também o site oficial do Cereal Chocotec/Ital, que passou por atualizações e traz informações sobre as áreas de atuação em projetos, serviços e análises, a infraestrutura do Centro para testes em pequena escala, a programação de eventos, além de links de acesso à lista de publicações técnicas dos pesquisadores do Cereal Chocotec. Além disso, o site possui um sistema automático para cadastramento, onde o usuário passará a receber informações sobre cursos e novidades do setor.

Boa leitura!

Cristiane R. Gomes Ruffi - editor responsável Cereal Chocotec News
Carla Léa C. V. Cruz - diretora Cereal Chocotec