24/05/2018

ITAL é recertificado pela qualidade de serviço na gestão e qualidade dos trabalhos desenvolvidos

O Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL) conquistou na semana passada a recertificação na versão 2015 da NBR ISO 9001, que assegura a qualidade do serviço de gestão do órgão. A certificação é a comprovação de que após 20 anos, o Instituto se mantém proativo e estrategicamente posicionado com relação a gestão e a qualidade dos trabalhos desenvolvidos. 

A empresa certificadora destacou como pontos fortes do sistema de gestão aspectos relacionados ao contexto da organização, código de ética, sistema informatizado de informação, infraestrutura, descrição de função e proatividade e capacitação da equipe.

Esse foi o resultado de um longo processo, que teve início em novembro de 2015 e em 2017 e 2018, o Sistema Gestão de Qualidade (SGQ) intensificou as atividades, organizando treinamentos, mapeamento dos processos e demais ações para atendimento de novos requisitos. O Conselho Diretor do ITAL também esteve diretamente envolvido com alterações da revisão da Missão, Visão, Política da Qualidade, Código de Ética e Objetivos da Qualidade; incluindo a do escopo da certificação. Em fevereiro, o ITAL passou por uma Auditoria Interna organizada pelo SGQ, que avaliou minuciosamente cada centro administrativo e técnico, e em abril por uma Análise de Prontidão realizada pela certificadora DQS, na qual obteve a recomendação para a Auditoria de Recertificação na ABNT NBR ISO 9001:2015.

Para o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo a certificação dos Institutos nas normas de Qualidade comprova a credibilidade e a organização dos órgãos de pesquisa do estado de São Paulo. Francisco Jardim, afirma “A certificação do ITAL reflete a seriedade do sistema de gestão da instituição e seu comprometimento com sua missão, em benefício sociedade”.