30/10/2018

Carne bovina para o varejo e para o churrasco é foco de curso teórico e prático inédito do ITAL

 

Uma das paixões nacionais, o churrasco costuma ser uma boa pedida de integração aliada a uma refeição nutritiva, mas muita gente não sabe identificar e preparar carnes com qualidade. Pensando nisso, o Centro de Tecnologia de Carnes (CTC) do Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL) oferece em 13 de novembro pela primeira vez o curso teórico e prático “Qualidade dos cortes cárneos bovinos para o varejo e para o churrasco”, que está com inscrições abertas – valor reduzido até sexta-feira.

“O CTC realiza desde 2006 o curso teórico e prático cortes cárneos bovinos e suínos para o mercado varejista, entretanto, o aumento no poder aquisitivo das famílias nos últimos anos aumentou seu status de sofisticação com o acesso aos chamados ‘produtos premium’ e também seu conhecimento para diferenciar os melhores cortes cárneos para preparo de um bom churrasco que, no Brasil, é sinônimo de confraternização entre famílias e amigos”, esclarece Fabiana Sabadini Rezende Niglio, uma das coordenadoras do curso.

Em seis horas e meia, os participantes aprenderão sobre o mercado da carne brasileira, as influências das raças, a padronização de matérias-primas, a diferença entre os cortes cárneos, a qualidade da carne através da gordura, maciez e marmoreio, o rendimento e a precificação para cortes cárneos, e as técnicas de preparo de churrasco, com direito a churrasco de confraternização no encerramento.

Sem pré-requisito para participação, o curso será ministrado pelo consultor técnico Antonio Marchi, que possui 45 anos de experiência no Brasil e no Exterior. Proprietário da TecMeat Tecnologia em Carne, o profissional atuou como formador nacional no Carrefour, fundou a Marchi A&T Assessoria e Treinamento, onde desenvolveu o projeto “Açougue nota 10”, participou do desenvolvimento da Escola do Varejo da Associação Brasileira dos Supermercados (ABRAS), criou o projeto “Apresentação Artística no Balcão de Atendimento” e, em parceria com a Frigol, faz a implantação do projeto “Açougue Completo” em várias redes de supermercados.

Outras informações estão disponíveis no link http://www.ital.agricultura.sp.gov.br/ctc/eventos/2018/cortes-carneos-bovinos-13112018/.