25/02/2019

A mobilização do setor alimentício na promoção do consumo responsável será tema de seminário gratuito coordenado pelo Ital
Evento faz parte da Anufood Brazil, inédita feira de negócios exclusiva de alimentos e bebidas que ocorre de 12 a 14 de março em São Paulo

Alinhado à missão de contribuir para a evolução das áreas de alimentos, bebidas e embalagens em benefício do consumidor e da sociedade, o Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) coordenará no próximo dia 14, às 10h, o seminário gratuito “Alimentos 2030 – A mobilização do setor alimentício na promoção do consumo responsável”. O evento faz parte da programação da Anufood Brazil, inédita feira de negócios exclusiva de alimentos e bebidas, que ocorre de 12 a 14 de março no São Paulo Expo.

“As indústrias de alimentos e bebidas, principalmente as grandes, são muito criticadas quanto à adequação de seus produtos a uma nova exigência do consumidor. Acontece que o consumidor desconhece boa parte do que elas estão fazendo e essas empresas não têm atuado de uma forma eficiente na comunicação junto à sociedade”, esclarece a motivação do tema Luis Madi, diretor de Assuntos Institucionais do Ital, vinculado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA).

Para a promoção do seminário com conteúdo original e três horas e meia de duração, o Ital conta com a parceria estratégica das associações brasileiras da Indústria de Alimentos (Abia) e das Indústrias de Refrigerantes e Bebidas Não Alcoólicas (Abir). Ministrarão palestras Caroline Kurzweil, analista de pesquisa da Euromonitor International, provedora global de inteligência estratégica de mercado, e Raul Amaral, coordenador técnico da Plataforma de Inovação Tecnológica do Ital, que lançará na oportunidade o módulo Iniciativas Empresariais do site www.alimentosprocessados.com.br, iniciativa destinada a abastecer a sociedade com informações sobre ciência e tecnologia de alimentos.

Com o objetivo de recomendar ações para ampliar e sistematizar a promoção do consumo responsável e sustentabilidade do sistema alimentar, o seminário será finalizado com um painel, em que serão representadas, além das parceiras Abia e Abir, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura e Abastecimento (Mapa), a Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e a Associação Brasileira de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi).


Anufood Brazil

Além de coordenar o seminário Alimentos 2030, que está com inscrições abertas, o Ital ministrará a palestra “Importância da embalagem na diminuição do desperdício” no congresso da Anufood Brazil, organizado pela FGV Projetos com a co-organização da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). A palestra de Luis Madi encerrará o painel “Os Gargalos da Distribuição de Alimentos”, que ocorrerá no dia 13, das 14h30 às 16h30.

Apesar de estreante, a Anufood Brazil é a versão nacional da tradicional feira alemã Anuga. “É uma das duas maiores feiras de alimentos no mundo, coordenada pela Koelnmesse, que possui uma experiência fantástica na organização de feiras e que escolheu o Brasil, país que tem potencial para ser o maior produtor de alimentos industrializados do mundo”, ressalta Madi.

Na feira, com expositores nacionais e internacionais, o visitante poderá visitar e visualizar oportunidades de negócios em dez setores: Agrifoods, Meat, Chilled & Fresh Food, Dairy, Drinks & Hot Beverages, Fine Food, Bread & Bakery, Organic, Sweets & Snacks e Food Service. Também haverá um espaço dedicado a apresentações e workshops em áreas como padaria, confeitaria, chocolate e culinária contemporânea, chamado de Arena Gourmet. Além do Congresso Anufood Brazil e do Seminário Alimentos 2030, a programação inclui o “I Encontro Abrasel – ESBRE: Saberes para Bares e Restaurantes”.