Plataforma de Inovação Tecnológica

Criada em 2010, a Plataforma de Inovação Tecnológica (PITec) do Ital tem como objetivo estreitar o relacionamento com os stakeholders do setor de alimentos, bebidas e embalagens, conhecer melhor as necessidades do mercado e identificar áreas estratégicas para a inovação tecnológica e para o desenvolvimento do setor.

Contato: apoio-plat@ital.sp.gov.br
Telefone: (19) 3743-1897

Projeto Alimentos Industrializados 2030

O projeto Alimentos Industrializados 2030 dá continuidade aos trabalhos iniciados em 2015 através do projeto Brasil Processed Food 2020 com um conjunto importante de ações destinadas a contrapor mitos e preconceitos que os movimentos ativistas têm propagado para construir uma imagem negativa da indústria alimentícia na sociedade e emplacar políticas públicas restritivas à inovação, promoção, comercialização e consumo de alimentos e bebidas industrializados.

A Plataforma de Inovação Tecnológica do Ital sistematiza e amplia as formas de contribuição de seus serviços para os consumidores e para a sociedade como um todo com uma comunicação transparente e baseada em fatos, dados estatísticos confiáveis e conhecimento técnico-científico. A missão, a visão e os valores do Ital, sua postura proativa e o conhecimento acumulado nos últimos anos têm credenciado o Instituto como um dos principais atores capazes de suprir tal necessidade.

Saiba mais

Website Alimentos Industrializados

Com o objetivo de permitir à sociedade brasileira uma visão mais abrangente do setor industrial de alimentos e bebidas, em contraponto a uma vasta quantidade de mitos e preconceitos, foi desenvolvido o website www.alimentosindustrializados.com.br, que reúne conteúdo elaborado e revisado por profissionais da área de ciência e tecnologia de alimentos.

O website traz informações sobre a qualidade e segurança dos alimentos para consumo da população; os benefícios dos alimentos industrializados, como controle de perdas e desperdícios dos alimentos; os mitos e fatos a respeito dos produtos alimentícios, assim como, os aditivos e matérias-primas utilizados na fabricação.

Hub Indústria de Alimentos 2030

Indústria de Alimentos 2030 é um hub de conteúdo que permite uma visão ampla e dinâmica das transformações positivas que as indústrias têm realizado para a promoção da saudabilidade dos alimentos e sustentabilidade do sistema alimentar. De forma prática e objetiva, são apresentadas ações de pequenas, médias e grandes empresas de alimentos, bebidas, ingredientes e embalagem, documentadas em relatórios, websites e informativos. O conteúdo está distribuído em 15 tópicos organizados em três blocos: VALOR NUTRICIONAL E SEGURANÇA DE PRODUTOS, SUSTENTABILIDADE DA PRODUÇÃO e RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS EMPRESAS.

Indústria de Alimentos 2030

Série Alimentos Industrializados 2030

Com a tarefa de fornecer informações técnicas e científicas para a sociedade, demonstrando a importância dos itens industrializados para a alimentação e nutrição humana, a série Alimentos Industrializados 2030 aborda as origens e tipos específicos de produtos, sua composição detalhada, sua segurança para consumo e seu valor nutricional.

Pães Industrializados
Pães Industrializados

Iogurtes Industrializados
Iogurtes Industrializados

Sucos Industrializados
Sucos Industrializados

Biscoitos Industrializados
Biscoitos Industrializados

Sorvetes Industrializados
Sorvetes Industrializados

Pizzas Industrializadas
Pizzas Industrializadas

Hambúrgueres Industrializados
Hambúrgueres Industrializados

Massas alimentícias Industrializadas
Massas alimentícias industrializadas

Bolos Industrializados
Bolos Industrializados

Chocolates Industrializados
Chocolates Industrializados

Amendoim Industrializado
Amendoim Industrializado

Bebidas Plant-Based
Bebidas Plant-Based

Série Ital Brasil Trends 2020

Os estudos da Série Ital Brasil Trends 2020 são resultados do monitoramento das tendências e inovações no setor de alimentos, bebidas e embalagem, levantamento de dados com base na análise de estudos, pesquisas e visitas técnicas a feiras e congressos do setor. A realização destes estudos contribui para a disseminação de informações estratégicas, de forma pública e gratuita, gerando benefícios a milhares de empresas, auxiliando-as de algum modo a inovar e continuar fornecendo à sociedade brasileira produtos alimentícios de qualidade, agregando valores que permitem o consumidor criar uma relação estreita de identidade e confiança no setor.

Publicação Alimentos Industrializados – A importância para a sociedade brasileira

Ao longo do desenvolvimento da série Ital Brasil Trends 2020, iniciada em em 2010, observou-se uma crescente animosidade com relação aos alimentos processados e industrializados com críticas baseadas em mitos e, muitas vezes, em questões ideológicas. A publicação "Alimentos Industrializados – A importância para a sociedade brasileira" foi elaborada de forma a proporcionar à população uma visão mais abrangente e fundamentada da indústria alimentícia em contraposição a crenças, preconceitos e acusações arbitrárias que transitam livremente na atualidade.
No documento, também são apresentados os desafios e as oportunidades para a indústria e oferecidas informações técnicas e científicas que demonstrem a importância, a saudabilidade, a qualidade, a segurança e a sustentabilidade dos alimentos processados e industrializados, contribuindo para a construção de uma imagem fiel sobre processamento de alimentos, nutrição e saúde.

Organização de fóruns e plenárias

A PITec organiza fóruns e plenárias com lideranças da indústria de alimentos e bebidas não alcoólicas, criando um importante
espaço para debate sobre os temas pesquisados, com decorrente discussão de estratégias para o setor produtivo.

Palestras em eventos do setor

As palestras têm sido importante instrumento para divulgar informações geradas pelas pesquisas realizadas nos projetos da PITec, além de possibilitar a cooperação de empresas e instituições na criação de novos canais de comunicação com os consumidores e sociedade.

Relatórios e outras publicações