Solicite um Orçamento

Serviços

O corpo técnico do Ital atua em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação para os diferentes setores da cadeia produtiva de alimentos e de embalagens, oferecendo também consultoria, parecer técnico, serviços em planta-piloto dentre outros serviços e produtos agrupados para prospecção e atendimento de demandas tecnológicas.

Os serviços tecnológicos especializados são outra importante frente de trabalho, abrangendo legislação, controle e avaliação de qualidade, ensaios mecânicos e análises físicas, químicas, microbiológicas, reológicas e sensoriais. Esses serviços podem ser consultados e solicitados na plataforma Lab.f.

Em paralelo, o Ital capacita recursos humanos através de eventos, Programa de Pós-Graduação e treinamentos ou cursos contratados para grupos fechados (in company), além de prestar informações pontuais sobre alimentos e embalagens, e elaborar uma série de publicações técnico-científicas como livros, artigos, notas, apostilas e manuais técnicos.

Ciência e Qualidade de Alimentos

Ciência e Qualidade de Alimentos

O Centro de Ciência e Qualidade de Alimentos (CCQA) atua no desenvolvimento de pesquisas e projetos nas áreas de ciência e tecnologia de alimentos e presta assessoria técnico-científica a toda cadeia produtiva do agronegócio. Assessora no desenvolvimento de produtos e processos por meio de estudos de vida útil, testes de desafio, desenvolvimento e validação de métodos analíticos, geração de informações para rotulagem nutricional e verificação do atendimento de requisitos para exportação. Possui laboratórios especializados para realização de análises físicas, químicas, microbiológicas e sensoriais de alimentos e matérias-primas, bem como uma planta-piloto para extração e refino de óleos vegetais, incluindo azeite de oliva.

Saiba mais

Embalagem

Embalagem

O Centro de Tecnologia de Embalagem (Cetea) realiza atividades de pesquisa e desenvolvimento, assistência tecnológica, geração e transferência de conhecimento  e prestação de serviços especializados voltados aos diferentes setores da área de embalagem, sejam celulósicas, plásticas (flexíveis e rígidas), metálicas, de vidro e de transporte e distribuição. Conta com uma equipe de profissionais e uma estrutura de laboratórios que permitem uma avaliação global dos sistemas de embalagens, desde a concepção de uma embalagem com menor impacto ambiental, sua aprovação segundo requisitos das legislações vigentes até a avaliação do seu desempenho na cadeia de produção e distribuição.

Saiba mais

Frutas e hortaliças

Frutas e hortaliças

O Centro de Tecnologia de Frutas e Hortaliças (Fruthotec) atua em projetos de pesquisa, assistência tecnológica e ensaios experimentais na área de tecnologia de industrialização de produtos derivados de frutas e hortaliças, com destaque para os produtos desidratados, sucos de frutas, hortaliças em conserva, doces em massa e geleias e aproveitamento de resíduos do processamento industrial de frutas e hortaliças. Dispõe de duas unidades de processamento em escala piloto e semi-industrial e instalações laboratoriais para a realização de análises físico-químicas e de propriedades físicas de produtos.

Saiba mais

Cereais, chocolate, balas, confeitos, produtos de panificação e microencapsulação

Cereal Chocotec

O Centro de Tecnologia de Cereais e Chocolate (Cereal Chocotec) atua em pesquisa, desenvolvimento e aprimoramento de produtos e processos.

Realiza análises e pareceres técnicos e transfere conhecimento através de cursos, seminários e assistência tecnológica com o objetivo de apoiar o desenvolvimento, a inovação e a competitividade tecnológica dos setores de cereais, produtos de panificação, chocolates e derivados, balas e confeitos. Dispõe de instalações para produção em escala piloto voltadas à pesquisa, ao desenvolvimento de produtos e à realização de testes experimentais e provas de conceito, assim como laboratórios analíticos para caracterização de produtos e matéria-prima e controle de qualidade.

Saiba mais

Produtos lácteos e bactérias lácticas

Produtos lácteos e bactérias lácticas

O Centro de Tecnologia de Laticínios e Bactérias Lácticas (Tecnolat) realiza projetos de pesquisa e assistência tecnológica nas áreas de ciência e tecnologia de laticínios, desenvolve novos produtos lácteos e estudos de vida útil e atua na geração e difusão de conhecimento. Dispõe de instalações para produção em escala piloto voltadas à pesquisa, ao desenvolvimento de produtos e à realização de testes experimentais e provas de conceito, assim como laboratórios analíticos para caracterização e controle de qualidade de leite e derivados, com relação a propriedades físico-químicas, microbiológicas e biotecnológicas.

Saiba mais

Carnes e produtos cárneos

Carnes e produtos cárneos

O Centro de Tecnologia de Carnes (CTC) busca a ligação entre a pesquisa científica e a aplicação de seus resultados nos processos industriais, objetivando contribuir para o avanço do setor produtor de carnes e derivados.

O Centro mantém estreito vínculo com as empresas através da implantação de frigoríficos, estabelecimentos de novas empresas, desenvolvimento de produtos e formulações em testes experimentais, pareceres técnicos e outras atividades de assistência tecnológica. Também auxilia o desenvolvimento de novos produtos e processos, cria alternativas de processamento e contribui para tornar competitivas as indústrias da área de carnes, tanto no mercado nacional como internacional. Conta com planta-piloto de processamento e laboratórios de análise microbiológica, sensorial e físico-química de produtos cárneos.

Saiba mais

Proteínas vegetais

Proteínas vegetais

O Centro de Inovação em Proteína Vegetal (PRO-VEG) reúne equipe multidisciplinar para oferecer novos ingredientes proteicos a partir de fontes vegetais, com ênfase em matérias-primas brasileiras. Também atua para o desenvolvimento de produtos e formulações à base de proteínas vegetais, com apelo sensorial e nutricional.

Saiba mais

Engenharia de processos

A área de Engenharia de Processos (EP) atua na avaliação, aplicação e dimensionamento de processos térmicos assépticos e convencionais visando obtenção de alimentos seguros do ponto de vista de saúde pública, processados de acordo com protocolos e normas internacionais e nacionais.

Realiza análises para determinação do comportamento reológico de alimentos fluidos e particulados, visando dimensionamento de equipamentos de processo, e dispõe de planta-piloto para execução de testes em batelada, de pasteurização, esterilização e concentração de alimentos.

Integrante do BPCS (Better Process Control Schools), é autorizado pelo FDA a ministrar anualmente o curso "Alimentos Enlatados – Princípios de Controle do Processo Térmico, Acidificação e Avaliação do Fechamento de Recipientes".

Saiba mais