saopaulo.sp.gov.br Cidadão SP Facebook Twitter Youtube Flickr Instagram

Institucional

O Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) é referência no mercado nacional na realização de atividades de pesquisa, desenvolvimento, assistência tecnológica, inovação e difusão do conhecimento nas áreas de embalagem, transformação, conservação e segurança de alimentos e bebidas.

O órgão conta com uma equipe experiente e capacitada e se destaca por desenvolver tecnologias que ampliam o “tempo de prateleira” dos produtos e viabilizam o aproveitamento de resíduos de processamentos. Além disto, tem como foco também os projetos ligados à saúde do consumidor e à segurança de alimentos, como o desenvolvimento de produtos diet, light e funcionais. Para empresas, oferece serviços de consultoria, capacitação e análises, com garantia de isenção e competência.

Fundado em 1963, como Centro Tropical de Pesquisas e Tecnologia de Alimentos (CTPTA), o Ital integra a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, e atualmente concentra suas atividades em três grandes áreas: Ciência e Qualidade, Tecnologia e Embalagem.

Missão

Contribuir para a evolução das áreas de alimentos, bebidas e embalagens através de pesquisa, desenvolvimento, inovação, assistência tecnológica, capacitação e difusão do conhecimento técnico-científico para o agronegócio, em benefício do consumidor e da sociedade.

Visão

Ser uma instituição de excelência, criativa e inovadora em seus produtos, serviços e ações junto ao governo, setores produtivos de alimentos, bebidas e de embalagens e sociedade.

Valores

  • Competência

    Estimulamos e desenvolvemos o aprendizado contínuo de nossa equipe de colaboradores, abrindo oportunidades e valorizando novas lideranças.

  • Comprometimento

    Valorizamos a atenção de nossos colaboradores para com o cumprimento de nossa Missão, com ênfase na inovação tecnológica, foco no cliente e benefícios à sociedade.

  • Excelência

    Pautamos nosso trabalho nas melhores práticas de organização e de gestão técnica e administrativa, ouvindo os clientes, melhorando os processos e estando sempre abertos a inovações.

  • Integridade

    Assumimos uma conduta ética, honesta, justa, transparente, responsável e fiel aos nossos compromissos com parceiros, clientes e sociedade.

  • Responsabilidade

    Contribuímos com o desenvolvimento tecnológico e estamos sempre atentos à confidencialidade acordada com os clientes e ao impacto das tecnologias desenvolvidas no ambiente e na saúde das pessoas.

  • Sustentabilidade

    Mantemos uma visão de longo prazo, respeitando a diversidade em todos os sentidos, valorizando ações cooperativas, multidisciplinares, que facilitem o acesso e a difusão do conhecimento, maximizando os recursos disponíveis com criatividade e inteligência.

  • Inovação

    Incentivamos o desenvolvimento e a busca incessante por pesquisas e trabalhos inovadores, objetivando melhores soluções para as áreas de alimentos, bebidas e embalagens, em benefício do agronegócio e da sociedade.

Comissão de Integridade Científica

Garantir a integridade e ética dos projetos e publicações científicas e tecnológicas é uma crescente exigência por parte das organizações de financiamento e fomento à pesquisa científica e tecnológica.

Dentro desse contexto, a Comissão de Integridade Científica (CIC) do Ital, composta por pesquisadores, atua na elaboração e divulgação de material de orientação voltado à preservação da integridade científica dentro da instituição.

A CIC também trabalha como instância consultiva e investigativa, visando defender os interesses das pesquisas realizadas no Ital no que tange à sua integridade e dignidade.

Equipe

Membros Titulares
Ana Paula Reis Nolêtto
Claire Isabel Grígoli de Luca Sarantópoulos
Katia Maria Vieira Avelar Bittencourt Cipolli
Marise Bonifácio Queiroz
Silvia Pimentel Marconi Germer

Membros Suplentes
Adriana Torres Silva e Alves
Beatriz Maria Curtio Soares
Leda Coltro
Márcia Mayumi Harada Haguiwara
Sueli Regina Baggio

Responsabilidade Social

Como forma de aprimorar e estreitar as relações entre a sociedade e o Instituto, o Ital participa de diversas ações que buscam a transformação e inclusão da comunidade local.

O Ital e a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio (Fundepag) são parceiros da organização Patrulheiros Campinas, que atende adolescentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica da região. Por meio do projeto Menor Aprendiz, que oferece a oportunidade do primeiro emprego aos adolescentes da organização, as instituições possibilitam a aprendizagem profissional de práticas administrativas e a vivência no ambiente de trabalho.

Além disso, a Fundação Síndrome de Down e o Centro de Ciência e Qualidade de Alimentos (CCQA), também com apoio da Fundepag, garantem a inclusão de pessoas com deficiência na equipe do Ital, contribuindo para a inserção desses profissionais no mercado de trabalho.

Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT)

O Núcleo de Inovação Tecnológica do Ital (NIT-Ital) atua no gerenciamento e acompanhamento de processos de proteção intelectual de tecnologias desenvolvidas no Instituto, em alguns casos com parcerias de universidades e outros institutos de pesquisa, e na elaboração de documentos relacionados ao Sistema da Qualidade (ISO 9001). Além disso, trabalha na orientação dos pesquisadores quanto a questões de propriedade intelectual, no que se refere aos cuidados com a disseminação de resultados de pesquisa, e no estímulo para a visualização de áreas de pesquisa com potencial de inovação, bem como na busca por licenciamentos de tecnologias já desenvolvidas ou em desenvolvimento.

O NIT-Ital foi estabelecido em 20 de março 2017, por meio da Portaria Ital 12, considerando o Decreto Estadual 56.569 de 22 de outubro de 2010, que estabelece a efetiva criação dos Núcleos de Inovação Tecnológica, a Resolução SAA 12 de 10 de março de 2016, que aprova a Política de Propriedade Intelectual das Instituições Científicas e Tecnológicas do Estado de São Paulo (ICTESPs) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, e as portarias da Apta de 11 de março de 2017 (sem número) e de 28 de junho de 2016 (Portaria 270), que definem as regras e finalidades dos NITs da Apta.

Equipe

Tiago Bassani Hellmeister Dantas (Diretor)
Guilherme de Castilho Queiroz (Diretor Substituto)
Airton Vialta
Ana Cláudia dos Santos Rocha
Antônio Álvaro Duarte de Oliveira

Telefone: (19) 3743-1798
E-mail: nit@ital.sp.gov.br