Solicite um Orçamento

Sobre o Tecnolat

O Centro de Tecnologia de Laticínios e Bactérias Lácticas (Tecnolat) é um dos principais Centros de pesquisa tecnológico e analítico na área de lácteos, afins e bactérias lácticas e probióticas. A Unidade conta com equipe técnica especializada, plantas-piloto e laboratórios de microbiologia, bromatologia e biotecnologia.

As principais atividades realizadas incluem ensaios laboratoriais, projetos de pesquisa, assistência tecnológica, desenvolvimento de novos produtos, cursos teóricos e teórico-práticos e treinamentos in company. Trabalha ainda na edição e escrita de livros/capítulos de livros/artigos de assuntos estratégicos para o setor lácteo e outros.

A área de Engenharia de Processos (EP) do Ital, vinculada ao Tecnolat, tem como focos principais estudos que envolvem aplicação de calor (termoprocessamento). Uma das possibilidades de sua infraestrutura são testes em escala piloto de processos de pasteurização e esterilização em batelada.

*Os trabalhos de avaliação de processos térmicos junto às indústrias estão temporariamente suspensos.

Biotecnologia

 A área de Biotecnologia do Tecnolat conta com uma nova estrutura, um Laboratório de Fermentações voltado a estudos da produção de fermentos em escala laboratorial e desenvolvimento de novos processos e produtos que envolvem bactérias láticas e probióticas. Nessa área há ainda um Laboratório utilizado pela BioinFood, startup instalada no Tecnolat através de convênio de cooperação científica com o Ital para estudos de fermentos e probióticos para aplicação em diferentes bases alimentícias.

Próximos eventos

  • 25 de setembro de 2024
    Curso On-line Teórico Prático de Fabricação de Iogurtes e Bebidas Lácteas Fermentadas

Como Chegar

Av. Cônego Antônio Rocato, 140 | Av. Brasil, 2880
Jd. Chapadão - Campinas - SP – CEP 13070-178

(19) 3743-1834