saopaulo.sp.gov.br Cidadão SP Facebook Twitter Youtube Flickr Instagram

Infraestrutura

Plantas-Piloto

O TECNOLAT conta com plantas piloto para a fabricação de diversos tipos de queijos, requeijões e outros queijos processados, iogurtes, bebidas lácteas, leites fermentados, doce de leite e sorvetes, além de equipamentos para microfiltração de leite e outros produtos fluidos.

Laboratório de Microbiologia

Único laboratório do Ital especializado em análises microbiológicas de leite e derivados, o espaço é equipado para atender às necessidades analíticas dos processamentos efetuados nas plantas-piloto, bem como para realizar o controle microbiológico e estudo de vida útil de amostras comerciais de leite e derivados.

Laboratório de Biotecnologia e Biologia Molecular

Com equipamentos para estudo em escala piloto para fermentação, liofilização e secagem (spray drier), o espaço permite a realização de pesquisas com bactérias lácticas e probióticas, visando o desenvolvimento de novos produtos e a melhoria da qualidade e segurança dos alimentos.

Laboratório de Bromatologia

Único laboratório do Ital especializado em análises bromatológicas de leite e derivados, o espaço propicia a realização de projetos de pesquisas e desenvolvimento e assistência tecnológica em leites e derivados, verificando a identidade e qualidade destes produtos, com monitoramentos e estudo de vida útil.

Planta-Piloto de Operações Unitárias

A Planta-Piloto de Operações Unitárias permite trabalhos nas operações de aquecimento, concentração a vácuo e pressão atmosférica, tratamento térmico (pasteurização e esterilização), evaporação, separação, homogeneização e secagem.

Os equipamentos são versáteis permitindo simulação de vários processos industriais:

- autoclave a vapor e elétrica;
- centrífuga de um cesto;
- homogeneizador;
- tachos encamisados;
- concentrador a vácuo;
- tanques de cozimento;
- spray dryer;
- secador de bandejas;
- recravadeira de latas à vácuo;
- liquidificador piloto.

O GEPC possui ainda sistemas para aquisição de dados de temperatura e pressão durante processamentos na planta-piloto e em plantas industriais:

- sistema de aquisição de temperaturas E-val Flex ELLAB com cabos de termopares tipo T;

- sensores remotos Track Sense ELLAB de temperatura tipo PT1000 e de pressão;

- acessórios para instrumentação de diversos formatos e tamanhos de embalagens para aquisição da temperatura interna do produto na embalagem.

Laboratórios de Propriedades Físicas e Reológicas

Os equipamentos de laboratório permitem a caracterização de matérias-primas e produtos:

- reômetro R/S+, Brookfield Inc., equipado com sistemas de cilindros concêntricos e cone e placa e vane para determinação de comportamento reológico de fluidos com viscosidade de 0,001 a 1500 Pa.s;

- balanças analíticas e semi-analíticas;

- pHmetro;

- refratômetros para medição de 0 a 90°Brix;

- estufas com circulação forçada de ar.