ITAL
INSTITUTO DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS

ISSN 0104 - 3781

VOL. 16 - N°3
JULHO / AGOSTO / SETEMBRO - 2004

 

Responsável Técnico: Assis Garcia

Coordenação: Marta Cuêrvo

 Layout: Patricia R. Citrângulo

 

CONTEÚDO

 

CETEA REALIZA EVENTO SOBRE
“EMBALAGEM PARA COSMÉTICOS,
HIGIENE PESSOAL E PERFUMARIA”

Apontado pelas pesquisas como um dos segmentos de maior crescimento nos últimos anos, os produtos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos têm sido fortalecidos, segundo a ABIHPEC - Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, pelos principais fatores:
  • participação crescente da mulher brasileira no mercado de trabalho;
  • utilização de tecnologia de ponta e o conseqüente aumento da produtividade, favorecendo a redução de preços praticados pelo setor;
  • lançamentos constantes de novos produtos, atendendo cada vez mais as necessidades do mercado;
  • aumento da expectativa de vida, o que traz a necessidade de conservar uma impressão de juventude.
O seminário, realizado no dia 15 de setembro de 2004, contou com a participação de cerca de 100 profissionais da indústria usuária e produtora, fabricantes de componentes e acessórios de embalagens, assim como de marketing/design e P&D. O evento abordou os principais tipos de embalagem, com ênfase nas tendências de mercado de embalagens de vidro, aço, plástico, bisnaga de alumínio/plástica e embalagens celulósicas para o segmento Cosmético, Higiene Pessoal e Perfumaria. Foram apresentados também os requisitos associados à avaliação da qualidade de embalagens para este segmento, aspectos relacionados ao design, necessidades e preferências do usuário.

O evento contou ainda com a participação de quatro empresas patrocinadoras: Crown Tampas, Prodesmaq, Wheaton do Brasil e ABEAÇO  Associação Brasileiro de Embalagem de Aço.

Com o aumento da proximidade com as indústrias deste setor, o CETEA pretende atuar cada vez mais em estudos relacionados à avaliação da integridade e qualidade de embalagens em geral (vidro, plásticas, metálicas, celulósicas, etc.), dimensionamento geométrico, transporte e distribuição, além de expandir suas atividades em estudos relacionados à estabilidade de produtos cosméticos, de higiene pessoal e perfumaria, podendo assim atender às necessidades, cada vez mais crescentes deste importante segmento do mercado de embalagem.