ITAL
INSTITUTO DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS

ISSN 0104 - 3781

VOL. 21 - N°1
JANEIRO / FEVEREIRO / MARÇO - 2009

 

Responsável Técnico: Assis Garcia

Coordenação: Marta Cuêrvo

 Layout: Patricia R. Citrângulo

 

CONTEÚDO

IMT e CETEA lançam Pós-Graduação em Engenharia de Embalagem em Campinas

Há dez anos, o Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia oferece o Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos Industriais, com ênfase em Engenharia de Embalagem no campus de São Caetano do Sul. Desde a criação do curso, a Mauá e Instituto de Tecnologia de Alimentos - ITAL, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, por meio do Centro de Tecnologia de Embalagem – CETEA, trabalham em conjunto, norteados pelo objetivo maior que é formar especialistas para o setor. Desde março de 2009 o curso está sendo oferecido, também, em Campinas,  nas dependências do CETEA. 

A iniciativa da Mauá e do CETEA visa atender profissionais que atuam ou residem no interior e estejam interessados em aperfeiçoamento na carreira, por meio de uma formação abrangente que proporcione uma visão da embalagem como um sistema. Segundo o coordenador dos cursos de Pós-Graduação da Mauá, Antonio Cabral, a visão sistêmica é justamente o que possibilita ao aluno um diferencial no mercado. “Nosso curso é o único de Engenharia de Embalagem do Brasil. Formamos cerca de 300 alunos nesses dez anos, que teve como enfoque tratar a embalagem como um sistema, o que supõe uma visão mais ampla e inclui todos os aspectos ligados a ela”, afirma.
 
O diretor técnico do CETEA-ITAL, Assis Euzébio Garcia, acredita que a participação do CETEA-ITAL no curso da Mauá, iniciado em 1998, deve crescer. O curso é voltado a profissionais graduados, principalmente aqueles interessados na especialização técnica para atuar nas empresas fabricantes e usuárias de embalagens e nas prestadoras de serviços para o setor.
 
As disciplinas ministradas contemplam, entre outros, design, logística, permeabilidade e vida- de-prateleira, diferentes materiais para embalagem, equipamentos, embalagem de produtos alimentícios e gestão de cadeia de suprimentos. A carga horária total é de 360 horas-aula e uma monografia, com distribuição planejada em 18 meses. Com a conclusão do curso, os alunos obtêm do IMT o título de especialista. 

Marta Cuêrvo