ITAL
INSTITUTO DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS

ISSN 2175-5000

VOL. 22 - N°1
JANEIRO / FEVEREIRO / MARÇO - 2010

 

Responsável Técnico: Assis Garcia

Coordenação: Marta Cuêrvo

 Layout: Patricia R. Citrângulo

 

CONTEÚDO

O CETEA e o Desenvolvimento de
Produtos com Menor Impacto Ambiental

O CETEA (Centro de Tecnologia de Embalagem do ITAL) recebeu em 23 de fevereiro de 2010 o Prêmio de Melhor Fornecedor de 2009 do Walmart Brasil da área de Assuntos Corporativos. Este reconhecimento deve-se, principalmente, ao trabalho de parceria do CETEA com o Walmart na área de sustentabilidade, como o projeto “Desafio Sustentabilidade de Ponta-a-Ponta”, denominado End-to-End.

Este “desafio” foi proposto no início de 2008 pelo Walmart Brasil a 10 empresas fornecedoras (incluindo a própria área de Marcas Próprias do Walmart) com o objetivo de promover a melhoria contínua de produtos líderes de categorias com visão em seu ciclo de vida.

O CETEA entrou nesta parceria em dezembro de 2008 com o objetivo de fornecer apoio técnico aos projetos de desenvolvimento de produtos com menor impacto ambiental e participar como Relator (Análise Crítica Final) dos 10 primeiros projetos que hoje são comercializados e divulgados pelo Walmart na campanha do projeto "End-to-End" no Brasil.

Além da melhoria dos produtos selecionados, o projeto objetiva motivar outras empresas a aplicar essa visão de desenvolvimento de seus produtos.

Em dezembro de 2008 foi oferecido um Workshop para as empresas fornecedoras, no qual a equipe do CETEA apresentou os seguintes temas: “avaliação do ciclo de vida (ACV - série ISO 14040)“, “desenvolvimento de produto integrando aspectos ambientais (ISO/TR 14062)” e “rotulagem ambiental responsável (RA - série ISO 14020)”.

Este Workshop objetivou definir e homogeneizar a cultura ambiental a ser aplicada ao desenvolvimento dos produtos. Neste mesmo Workshop foi apresentado o projeto "End-to-End Walmart Brasil", a sistemática de acompanhamento proposta e o cronograma de execução previsto. Nesta oportunidade os 10 fornecedores selecionados pelo Walmart para a implantação dos projetos tomaram conhecimento dos princípios que norteariam a Análise Crítica Final que seria realizada pela equipe do CETEA.

Durante 10 meses, de janeiro a outubro de 2009, a equipe de Meio Ambiente do CETEA acompanhou os projetos de sustentabilidade “End-to-End” Walmart Brasil em reuniões periódicas individuais com representantes das 10 empresas.

Assim, os projetos dos fornecedores foram submetidos à análise crítica mensal pelos pesquisadores do CETEA, a fim de validar as afirmações de melhoria ambiental dos projetos e evitar que a análise crítica ocorresse apenas ao final do desenvolvimento, com risco de perda de oportunidade de ajuste e/ou de aperfeiçoamento dos projetos. Durante as reuniões foi sempre reforçado o conceito de definir oportunidades de melhorias por meio de “life cycle thinking”, buscando a quantificação dos benefícios ambientais nas diferentes etapas do ciclo de vida do produto e a análise crítica de efeitos adversos secundários (trade-offs) das decisões.

Vale salientar que os produtos e projetos foram selecionados pelas empresas (com o envolvimento do Walmart para que fossem líderes de categorias) e o CETEA incentivou a aplicação do “pensar no ciclo de vida”, o que possibilitou quantificar benefícios ambientais decorrentes de ações de otimização energética, redução do uso de água, gestão de resíduos, redimensionamento de embalagem, mudança e/ou adequação de fornecedores, otimização da logística de distribuição, uso de material reciclado, mudança de hábitos do consumidor, melhoria do desempenho e eficiência do produto etc.

Ao final deste primeiro “desafio” a equipe do CETEA realizou a análise crítica do documento final de cada um dos 10 projetos de sustentabilidade e elaborou um parecer técnico justificado sobre cada projeto, que pode e está sendo utilizado pelo Walmart para divulgação (conscientização, engajamento e indução) da efetividade dos projetos, fornecendo o respaldo técnico para a continuidade do Projeto End-to-End no mercado brasileiro, como forma de motivação de todos os fornecedores do Walmart Brasil.

Tendo como princípio a busca da sustentabilidade, este projeto do Walmart Brasil demonstrou na prática que a cadeia produtiva e o consumidor precisam e merecem ações de conscientização e de educação ambiental, sendo sempre possível estimular a melhoria contínua de produtos e rever paradigmas que impedem ações concretas em prol do desenvolvimento e do consumo sustentável.

 Guilherme de Castilho Queiroz
Pesquisador CETEA

Eloísa Garcia
Gerente do Grupo de Meio Ambiente