 O
CETEA (Centro de Tecnologia de Embalagem do ITAL) recebeu em 23 de
fevereiro de 2010 o Prêmio de Melhor Fornecedor de 2009 do Walmart
Brasil da área de Assuntos Corporativos. Este reconhecimento
deve-se, principalmente, ao trabalho de parceria do CETEA com o
Walmart na área de sustentabilidade, como o projeto “Desafio
Sustentabilidade de Ponta-a-Ponta”,
denominado End-to-End.
Este “desafio” foi proposto no início de 2008 pelo Walmart Brasil a
10 empresas fornecedoras (incluindo a própria área de Marcas
Próprias do Walmart) com o objetivo de promover a melhoria contínua
de produtos líderes de categorias com visão em seu ciclo de vida.
O CETEA entrou nesta
parceria em dezembro de 2008 com o objetivo de fornecer apoio
técnico aos projetos de desenvolvimento de produtos com menor
impacto ambiental e participar como Relator (Análise Crítica Final)
dos 10 primeiros projetos que hoje são comercializados e divulgados
pelo Walmart na campanha do projeto "End-to-End" no Brasil.
Além da melhoria dos
produtos selecionados, o projeto objetiva motivar outras empresas a
aplicar essa visão de desenvolvimento de seus produtos.
Em
dezembro de 2008 foi oferecido um Workshop para as empresas
fornecedoras, no qual a equipe do CETEA apresentou os seguintes
temas: “avaliação do ciclo de vida (ACV - série ISO 14040)“,
“desenvolvimento de produto integrando aspectos ambientais (ISO/TR
14062)” e “rotulagem ambiental responsável (RA - série ISO 14020)”.
Este Workshop objetivou definir e homogeneizar a cultura ambiental a
ser aplicada ao desenvolvimento dos produtos. Neste mesmo Workshop
foi apresentado o projeto "End-to-End Walmart Brasil", a
sistemática de acompanhamento proposta e o cronograma de execução
previsto. Nesta oportunidade os 10 fornecedores selecionados pelo
Walmart para a implantação dos projetos tomaram conhecimento dos
princípios que norteariam a Análise Crítica Final que seria
realizada pela equipe do CETEA.
Durante
10 meses, de janeiro a outubro de 2009, a equipe de Meio Ambiente do
CETEA acompanhou os projetos de sustentabilidade “End-to-End”
Walmart Brasil em reuniões periódicas individuais com representantes
das 10 empresas.
Assim,
os projetos dos fornecedores foram submetidos à análise crítica
mensal pelos pesquisadores do CETEA, a fim de validar as afirmações
de melhoria ambiental dos projetos e evitar que a análise crítica
ocorresse apenas ao final do desenvolvimento, com risco de perda de
oportunidade de ajuste e/ou de aperfeiçoamento dos projetos. Durante
as reuniões foi sempre reforçado o conceito de definir oportunidades
de melhorias por meio de “life cycle thinking”, buscando a
quantificação dos benefícios ambientais nas diferentes etapas do
ciclo de vida do produto e a análise crítica de efeitos adversos
secundários (trade-offs) das decisões.
Vale salientar que
os produtos e projetos foram selecionados pelas empresas (com o
envolvimento do Walmart para que fossem líderes de categorias) e o
CETEA incentivou a aplicação do “pensar no ciclo de vida”, o que
possibilitou quantificar benefícios ambientais decorrentes de ações
de otimização energética, redução do uso de água, gestão de
resíduos, redimensionamento de embalagem, mudança e/ou adequação de
fornecedores, otimização da logística de distribuição, uso de
material reciclado, mudança de hábitos do consumidor, melhoria do
desempenho e eficiência do produto etc.
Ao final deste
primeiro “desafio” a equipe do CETEA realizou a análise crítica do
documento final de cada um dos 10 projetos de sustentabilidade e
elaborou um parecer técnico justificado sobre cada projeto, que pode
e está sendo utilizado pelo Walmart para divulgação
(conscientização, engajamento e indução) da efetividade dos projetos,
fornecendo o respaldo técnico para a continuidade do Projeto
End-to-End no mercado brasileiro, como forma de motivação de
todos os fornecedores do Walmart Brasil.
Tendo como princípio
a busca da sustentabilidade, este projeto do Walmart Brasil
demonstrou na prática que a cadeia produtiva e o consumidor precisam
e merecem ações de conscientização e de educação ambiental, sendo
sempre possível estimular a melhoria contínua de produtos e rever
paradigmas que impedem ações concretas em prol do desenvolvimento e
do consumo sustentável. |