ITAL
INSTITUTO DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS

ISSN 2175-5000

VOL. 22 - N°2
ABRIL / MAIO / JUNHO - 2010

 

Responsável Técnico: Assis Garcia

Coordenação: Marta Cuêrvo

 Layout: Patricia R. Citrângulo

 

CONTEÚDO

BRASIL FOOD TRENDS 2020:
ITAL e FIESP traçam perfil do setor de alimentos e bebidas na próxima década

 

População mais exigente não só com o sabor dos alimentos, mas também com a segurança do que consome, além do caráter sustentável e ético do processamento e industrialização dos alimentos: este é o perfil do consumidor nos próximos anos, segundo dados do Brasil Food Trends 2020, projeto desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia de Alimentos, da Secretária de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) que tem como objetivo iniciar um estudo aprofundado sobre as tendências do segmento de alimentos e bebidas para os próximos anos, com base nas modificações que o setor já está sofrendo.

O diretor do ITAL e um dos coordenadores do projeto Luis Madi enfatizou que o projeto cria a possibilidade de integrar empresas, instituições e toda a cadeia produtiva do agronegócio, incluindo o consumidor, para a realização de um estudo aprofundado do setor alimentício. Segundo Madi, essa integração é muito importante para traçar as estratégias de desenvolvimento do setor nos próximos anos.

Uma das primeiras ações do projeto foi o lançamento de uma publicação que reúne o resultado do mapeamento da realidade presente e do futuro da indústria de alimentos no País e no mundo. Os dados contidos no livro foram baseados nos estudos e pesquisas realizadas em diversos países e em uma pesquisa nacional realizada pelo IBOPE. “Esta pesquisa detectou a adesão da sociedade brasileira às tendências internacionais do consumo de alimentos”, disse Raul Amaral Rego, coordenador técnico do BFT 2020 e assessor do ITAL.

Na publicação, os textos abordam cinco grupos de tendência: sensorialidade e prazer, saudabilidade e bem-estar, conveniência e praticidade, confiabilidade e qualidade, sustentabilidade e ética. Entre os resultados apresentados, os autores mostraram que os brasileiros estão se interessando por alimentos que trazem a praticidade e a conveniência no seu modo de preparo. “Esse comportamento dos consumidores brasileiros é bem semelhante às características do consumo mundial, que somente se diferencia pelo tipo de população, renda, e cultura do país”, afirmou Rego durante o evento.

Embalagens

Dentre os temas da publicação está a importância estratégica das embalagens no mercado de alimentos e bebidas. No texto, assinado pelos pesquisadores do ITAL Claire I.G.L. Sarantópoulos, Jozeti Barbutti Gatti e Tiago B. Hellmeister Dantas estão listados os fatores que fazem com que, atualmente, a embalagem não seja vista apenas como um elemento de preservação e conservação dos alimentos e bebidas, mas também como uma importante ferramenta para a inovação do setor. Segundo os autores, a embalagem possui um papel vital no mercado, já que pode trazer competitividade, aumentar o valor aparente, trazer vantagens funcionais e influenciar na freqüência do consumo.

Além do lançamento da publicação, a FIESP e a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo assinaram o protocolo de intenções do BFT 2020, que oficializa a criação do grupo estratégico que irá aprofundar as análises dos resultados do projeto, realizar novos cruzamentos de dados e estimular novos encontros e discussões relacionados ao tema. “A continuação do projeto irá auxiliar na inovação e nas novas pesquisas desenvolvidas pelos Institutos e Universidades”, disse Madi.

A publicação e o projeto Brasil Trend Foods 2020 poderão ser conferidos no seguinte site: http://www.brasilfoodtrends.com.br/

Cleide Elizeu
Assessoria de Comunicação do ITAL
Jornal
ista