População mais
exigente não só com o sabor dos alimentos, mas também com a
segurança do que consome, além do caráter sustentável e ético do
processamento e industrialização dos alimentos: este é o perfil do
consumidor nos próximos anos, segundo dados do Brasil Food Trends
2020, projeto desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia de
Alimentos, da Secretária de Agricultura e Abastecimento do Estado de
São Paulo e pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo
(FIESP) que tem como objetivo iniciar um estudo aprofundado sobre as
tendências do segmento de alimentos e bebidas para os próximos anos,
com base nas modificações que o setor já está sofrendo.
O diretor do ITAL e
um dos coordenadores do projeto Luis Madi enfatizou que o projeto
cria a possibilidade de integrar empresas, instituições e toda a
cadeia produtiva do agronegócio, incluindo o consumidor, para a
realização de um estudo aprofundado do setor alimentício. Segundo
Madi, essa integração é muito importante para traçar as estratégias
de desenvolvimento do setor nos próximos anos.
Uma
das primeiras ações do projeto foi o lançamento de uma publicação
que reúne o resultado do mapeamento da realidade presente e do
futuro da indústria de alimentos no País e no mundo. Os dados
contidos no livro foram baseados nos estudos e pesquisas realizadas
em diversos países e em uma pesquisa nacional realizada pelo IBOPE.
“Esta pesquisa detectou a adesão da sociedade brasileira às
tendências internacionais do consumo de alimentos”, disse Raul
Amaral Rego, coordenador técnico do BFT 2020 e assessor do ITAL.
Na publicação, os
textos abordam cinco grupos de tendência: sensorialidade e prazer,
saudabilidade e bem-estar, conveniência e praticidade,
confiabilidade e qualidade, sustentabilidade e ética. Entre os
resultados apresentados, os autores mostraram que os brasileiros
estão se interessando por alimentos que trazem a praticidade e a
conveniência no seu modo de preparo. “Esse comportamento dos
consumidores brasileiros é bem semelhante às características do
consumo mundial, que somente se diferencia pelo tipo de população,
renda, e cultura do país”, afirmou Rego durante o evento.
Embalagens
Dentre os temas da
publicação está a importância estratégica das embalagens no mercado
de alimentos e bebidas. No texto, assinado pelos pesquisadores do
ITAL Claire I.G.L. Sarantópoulos, Jozeti Barbutti Gatti e Tiago B.
Hellmeister Dantas estão listados os fatores que fazem com que,
atualmente, a embalagem não seja vista apenas como um elemento de
preservação e conservação dos alimentos e bebidas, mas também como
uma importante ferramenta para a inovação do setor. Segundo os
autores, a embalagem possui um papel vital no mercado, já que pode
trazer competitividade, aumentar o valor aparente, trazer vantagens
funcionais e influenciar na freqüência do consumo.
Além do lançamento
da publicação, a FIESP e a Secretaria de Agricultura e Abastecimento
do Estado de São Paulo assinaram o protocolo de intenções do BFT
2020, que oficializa a criação do grupo estratégico que irá
aprofundar as análises dos resultados do projeto, realizar novos
cruzamentos de dados e estimular novos encontros e discussões
relacionados ao tema. “A continuação do projeto irá auxiliar na
inovação e nas novas pesquisas desenvolvidas pelos Institutos e
Universidades”, disse Madi.
A publicação e o
projeto Brasil Trend Foods 2020 poderão ser conferidos no seguinte
site:
http://www.brasilfoodtrends.com.br/
Cleide Elizeu
Assessoria de Comunicação do ITAL
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