Apresentação

O Centro de Tecnologia de Carnes (CTC/Ital) preparou o Curso on-line “Charque, jerked beef e carne de sol - Processos Tecnológicos, Tendências e Aspectos Regulatórios”. Serão abordados desde os conhecimentos teóricos e práticos pertinentes a sua produção e comercialização, bem como o que está sendo feito atualmente em desenvolvimento tecnológico para estes produtos. Não menos importantes, os aspectos regulatórios, farão parte deste curso enfocando as últimas atualizações em termos de regulamentos.

São produtos tradicionais e típicos no mercado brasileiro, possuem boa aceitação, principalmente pela população da região nordeste, embora a maioria dos fabricantes estejam localizados na região sudeste.

As palestras teóricas serão ministradas on-line ao vivo e as demonstrações práticas serão gravadas e apresentadas ao longo da programação.

Os temas a serem abordados no evento incluem: qualidade das matérias-primas cárneas, ingredientes e aditivos convencionais e de origem natural, aspectos regulatórios e da inspeção, processamentos, boas práticas de fabricação, requisitos para a embalagem a vácuo, estabilidade físico-química e microbiológica, potenciais inovações para o prolongamento do shelf life desses produtos, situação desses produtos no mercado e outros temas que serão apresentados em parceria com técnicos ligados as indústrias do ramo.

Serão dois dias de curso num total de 16 horas/aula com palestrantes ligados ao setor produtivo, serviço de inspeção, MAPA, CTC/ITAL, associações de classe e profissionais especializados.

Público-alvo

Profissionais da indústria de carnes, responsáveis técnicos, consultores, professores, estudantes e demais interessados.

Programa

Quarta-feira - 07 de abril de 2021

09:00h - 09:30h

Abertura e Introdução do curso

09:30h - 10:30h A importância econômica do charque e jerked beef para os produtores – Rodrigo Vogel – ANICS - Associação Nacional das Indústrias de Carne Seca
10:30h - 10:45h Intervalo
10:45h - 12:00h Processos de fabricação de carne salgada dessecada (charque, jerked beef e carne de sol) – Vasco Picchi - Consultor
12:00h - 14:00h Almoço
14:00h - 15:00h Embalagens para produtos secos, curados e salgados - Luiz Henrique Nalini - Ulma Packaging
15:00h - 15:40h  
15:40h - 16:40h Aspectos legais relacionados a inspeção sanitária dos produtos - João Gustavo Pereira Loureiro – CDA - Coordenadoria de Defesa Agropecuária de São Paulo 

Quinta-feira - 08 de abril de 2021

09:00 - 10:00h

Estabilidade físico-química dos produtos e Discussão técnica das análises físico-químicas dos produtos – Marcia Regina Cucatti Alves e Darlila Aparecida Gallina - Centro de Tecnologia de Carnes - Ital

10:00 - 10:15h Intervalo
10:15 - 11:15h Aspectos microbiológicos de qualidade e segurança dos produtos – Renata
Bromberg – Centro de Tecnologia de Carnes - Ital
11:15 - 12:00h Uso de ácido lático em jerked beef – Luciana Miyagusku - UFMS
12:10 - 14:00h Almoço
14:00 - 15:00h Tendências e inovações em charque, jerked beef e carne de sol – Marta Suely Madruga - UFPB
15:00 - 16:00h Charque e jerked beef – aspectos regulatórios referentes aos padrões de identidade e qualidade – Maurício Góes Alves – MAPA – Ministéria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
16:00 - 16:30h Charque, jerked beef e carne de sol na gastronomia – Chef Rodrigo Oliveira – Restaurante Mocotó

Patrocínio

Apoio

Organização

Instituto de Tecnologia de Alimentos Centro de Tecnologia de Carnes

Investimento

O evento é totalmente on-line. Para participar, é necessário inscrição.

Período de inscrições: de 22/02/2021 a 05/04/2021

Período das aulas: 07/04/2021 a 08/04/2021

Horário das aulas: das 9h às 17h (intervalo de 1h30m)

Local: Plataforma Zoom

Vagas: Limitadas

Profissionais

R$950,00

  • Após o dia 26/03, será acrescido 10%

Professores e estudantes

R$855,00

  • Após o dia 26/03, será acrescido 10%

Pagamento da taxa de inscrição: o pagamento poderá ser efetuado via boleto e deposito bancário.

BOLETO BANCÁRIO
Ao assinalar na ficha de inscrição a opção BOLETO BANCÁRIO, o solicitante receberá um e-mail de suporte@fundepag.br com os dados para aprovação de uma Ordem de Serviço – O.S. A aprovação deverá ser realizada no site http://www.fundepag.br na área CLIENTES, usando os dados constantes no e-mail.
Após a aprovação da O.S, o solicitante receberá um novo e-mail de suporte@fundepag.br com os links para impressão do Boleto Bancário e da Nota Fiscal Eletrônica, com vencimento para aproximadamente 20 dias, desde que a data de vencimento antecipe 20 dias da data do evento.
A inscrição no evento somente será confirmada mediante a aprovação da O.S emitida pela FUNDEPAG e do pagamento antes da data do curso.

CONTA CORRENTE
A opção de depósito em conta corrente também necessitará da aprovação de uma Ordem de Serviço – O.S. encaminhada via o e-mail suporte@fundepag.br, antes do depósito em conta.

Abaixo os dados para pagamento:

Banco Santander    n.033
FUNDEPAG – Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio
CNPJ - 50.276.237/0001-78              Inscrição Estadual – Isento
Ag. 0637                 c/c 13.001.316-9
Informações: eventosctc@ital.sp.gov.br
Serão confirmadas as inscrições após efetivação do pagamento.

Cancelamento: Cancelamentos até 05 (cinco) dias úteis antes da data do evento, por escrito. A restituição será de 70% do valor da taxa de inscrição.
Obs: O CTC reserva-se no direito de cancelar com antecedência o evento caso não complete o número mínimo de participantes.
- Após esta data, não será possível a devolução do valor investido.

PATROCÍNIO - Informe-se como patrocinar este evento através do e-mail eventosctc@ital.sp.gov.br

INFORMAÇÕES
Instituto de Tecnologia de Alimentos - ITAL
Centro de Tecnologia de Carnes - CTC
Tel: (019) 3743-1879
E-mail: eventosctc@ital.sp.gov.br

Sobre o Ital

O Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) é referência no mercado nacional na realização de atividades de pesquisa, desenvolvimento, assistência tecnológica, inovação e difusão do conhecimento nas áreas de embalagem, transformação, conservação e segurança de alimentos e bebidas.

O órgão conta com uma equipe experiente e capacitada e se destaca por desenvolver tecnologias que ampliam o “tempo de prateleira” dos produtos e viabilizam o aproveitamento de resíduos de processamentos. Além disto, tem como foco também os projetos ligados à saúde do consumidor e à segurança de alimentos, como o desenvolvimento de produtos diet, light e funcionais. Para empresas, oferece serviços de consultoria, capacitação e análises, com garantia de isenção e competência.
Fundado em 1963, como Centro Tropical de Pesquisas e Tecnologia de Alimentos (CTPTA), o Ital integra a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, e atualmente concentra suas atividades em três grandes áreas: Ciência e Qualidade, Tecnologia e Embalagem.