WEBINAR INTERNACIONAL - COMPOSTOS VEGETAIS COMO ALTERNATIVAS PARA A CURA NATURAL DE PRODUTOS CÁRNEOS

INTERNATIONAL WEBINAR - INTERNATIONAL WEBINAR - VEGETABLE COMPOUNDS FOR NATURALLY CURED MEAT PRODUCTS

7 de JULHO DE 2021
Inscreva-se agora

Apresentação

As rápidas mudanças no padrão de consumo de alimentos, principalmente em decorrência das crescentes preocupações com a saúde e o meio ambiente, tornam a substituição de compostos sintéticos por soluções que entreguem rótulos limpos/cleanlabel, com ingredientes conhecidos pelo consumidor, uma tendência de mercado já consolidada. Inúmeros são os desafios para as indústrias frigoríficas, pois requisitos de sabor, aroma, aparência, textura, vida útil, segurança microbiológica e conveniência, deverão atender tanto as expectativas do consumidor como requisitos regulatórios, entre outros. O conceito de clean label contempla principalmente os aditivos químicos, que devem estar isentos no produto, mas também abrange outros aspectos, como transparência e ética na produção, responsabilidade social da empresa, ausência de alergênicos, entre outros.

Para se elaborar produtos clean label é preciso reduzir a lista de composição e além disso os alimentos devem ser processados por técnicas tradicionais, reconhecidas pelos consumidores, tais como defumação, fermentação, congelamento, cozimento, secagem e moagem. Nos produtos cárneos, a cura se destaca como um dos processos mais importantes na categoria, pois promove, sabor, cor e contribui para a segurança dos produtos cárneos.

Vegetais ricos em nitrato, quando submetidos à fermentação, são fontes naturais de nitrito que substitui o de origem sintética, tornando-se uma alternativa para a cura das carnes.

Os novos alimentos reformulados para atenderem à demanda clean label devem ser seguros microbiologicamente para sua comercialização e, muitas vezes, é necessário se realizar testes de desafio com patógenos para que a inocuidade do produto possa ser assegurada.

Nesse sentido, a adequação do laboratório de microbiologia do Centro de Tecnologia de Carnes do ITAL para a realização de testes de desafio com patógenos torna-se uma contribuição significativa para a sociedade.

O webinar com cientistas dos Estados Unidos, Rodrigo Tarté – Iowa State University e Kathleen Glass – Food Research Institute, da University of Wisconsin em Madison,  reconhecidos na área de carnes, trarão conhecimentos tanto sobre os ingredientes alternativos de origem vegetal para cura de produtos cárneos, como sobre os requisitos para a segurança microbiológica dos produtos cárneos assim reformulados.

Além dos palestrantes contaremos com representantes da ANVISA e do MAPA e apoio das principais associações do setor, ABIAM e ABPA.

Público-alvo

Profissionais da indústria de carnes, responsáveis técnicos, consultores, servidores públicos, professores, estudantes e demais interessados.

O evento é totalmente on-line. Para participar, é necessário inscrição.

Período de inscrições: de 18/06/2021 a 07/07/2021

Horário das aulas: das 16h às 19h (intervalo de 20m)

Local: Plataforma Zoom

Vagas: Limitadas