Brasil Food Trends

apresentação 11 BrasilFoodTrends2020 Equipe Brasil Food Trends 2020 Para as atividades ligadas ao setor de alimentos e be- bidas, inovação é palavra permanente no vocabulário de em- presários e gestores, que devem estar atentos para atender com rapidez, ou mesmo antecipar, às novas demandas dos consumidores no Brasil e no mundo, uma vez que este é um segmento em que fatores como o aumento do poder de com- pra da população, o maior acesso à informação, o aumento da escolaridade, a modificação na estrutura das famílias e o envelhecimento da população, entre outros, modificam direta- mente as percepções e, consequentemente, as preferências e as escolhas em relação ao alimento a ser consumido. A iniciativa do Brasil Food Trends 2020 surgiu exata- mente do entendimento de que, para direcionar de maneira correta e gerar resultados efetivos, o processo de inovação deve estar respaldado em informações estratégicas, tácitas e confiáveis, uma vez que se guiar pela intuição, de forma isola- da, pode ser um caminho arriscado para assegurar o sucesso de uma decisão de investimento. Não se objetiva, com esta publicação, avaliar todas as variáveis envolvidas na discussão da temática “tendências”, pois seria uma ambição frustrada pela complexidade e amplitude do assunto. O que se buscou foi produzir um material inédito no Brasil, reunindo vários ele- mentos que poderão servir de base para o início de uma ampla discussão, envolvendo empresários, executivos, entidades de representação, governos e a sociedade de um modo geral. Este “documento-base” traduz-se na possibilidade de inserção na discussão desse tema de grande parte das mais de 22 mil indústrias brasileiras de alimentos e bebidas que não possuem condições de abrigar uma érea de inteligência de mercado ou mesmo arcar com investimentos em informações estratégicas. Com o objetivo do projeto delineado, os colaboradores voluntários que compuseram o grupo de trabalho do BFT 2020, especialistas reconhecidos em suas áreas de atuação, empe- nharam esforços em mapear a realidade presente e futura da indústria de alimentos no mundo em abordagens sucintas, com base em um número significativo de estudos e pesquisas simi- lares já consolidadas em várias regiões do mundo. Neste caso, foram priorizados os levantamentos realizados em mercados em relação aos quais o Brasil possui grande fluxo comercial, cultural e com a presença comum de importantes empresas desse setor. Com esse critério estabelecido, partiu-se da pre- missa de que as tendências observadas nesses mercados já se manifestam ou se manifestarão no Brasil, em maior ou menor intensidade. A partir desse ponto e com o objetivo de compor a análise, a Fiesp encomendou uma pesquisa nacional ao Ibope, aferindo para quais níveis de renda, faixas etárias e regiões, entre outras estratificações possíveis, os resultados obtidos na observação internacional se aplicam ao País. Para as indústrias atentas aos movimentos do mercado, as tendências como “sensorialidade e prazer”, “saudabilidade e bem-estar”, “conveniência e praticidade”, “confiabilidade e qualidade”, “sustentabilidade e ética” já fazem parte dos seus produtos, por meio de atributos que ofereçam um dife- rencial de competitividade presente nos processos produtivos, nos ingredientes e nas embalagens. Estes, influenciados pelos diferentes objetivos e tecnologias existentes, além de determi- narem fortemente a competitividade do negócio, hoje também são capazes de, por conta própria, potencializar as vendas por proporcionarem diferenciais relevantes às marcas e produtos. Também abordados neste estudo, o varejo e o setor de food service estão atentos às tendências apresentadas, que, da mesma forma, estão levando a modificações importantes na maneira de se relacionarem com os consumidores. O desejo da equipe que dedicou os esforços a esta pu- blicação é o de contribuir para a disseminação de informações estratégicas, de forma pública e gratuita, gerando benefícios a milhares de empresas, auxiliando-as de algum modo a inovar e continuar fornecendo à sociedade brasileira alimentos de qua- lidade, com novos atributos que levem o consumidor nacional a criar uma relação cada vez mais estreita de identidade e confiança com esse setor, que tantas contribuições presta à economia e à sociedade brasileira.

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