Brasil Food Trends

Capítulo 3. Se, no passado, esses movimentos levavam anos ou mesmo décadas para que fossem capazes de produzir altera- ções substanciais nas escolhas e preferências do consumidor, atualmente se constata, pela intensidade com que os mesmos ocorrem, uma redução exponencial dos intervalos de tempo necessários a transformações mais significativas. De qualquer maneira, o verdadeiro desafio está na iden- tificação precisa dos reflexos, em termos de novos hábitos de consumo, resultado das rápidas alterações por que passa a sociedade. Com esse objetivo identificaram-se as recentes exi- gências e tendências dos consumidores mundiais de alimentos, As tendências da alimentação A palavra tendência, no escopo deste estudo, pode ser definida como a propensão dos indivíduos em modificar hábitos já estabelecidos. A ação é resultado dos amplos e complexos movimentos econômicos, sociais, culturais e políticos que se traduzem em constante influência na vida das pessoas. com base em uma análise de relatórios estratégicos produzidos por institutos de referência, agrupando-os em cinco categorias: 1. Sensorialidade e Prazer 2. Saudabilidade e Bem-estar 3. Conveniência e Praticidade 4. Confiabilidade e Qualidade 5. Sustentabilidade e Ética Como os estudos avaliados foram elaborados em mer- cados em relação aos quais o Brasil possui importante fluxo Livia Barbosa, Luis Madi, Maria Aparecida Toledo e Raul Amaral Rego 39 BrasilFoodTrends2020

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