Brasil Food Trends

61 BrasilFoodTrends2020 o p e r f i l d o c o n s u m o d e a l i m e n t o s n o B r a s i l to geral e quanto aos hábitos alimentares em especial, e para tanto, buscam estar sempre muito bem informados. Assim, demonstram conhecimento acerca dos benefí- cios e malefícios de vários ingredientes (gordura saturada, gor- dura trans, sódio, ômega 3 etc.), bem como as propriedades de vários outros alimentos e produtos, como a ração humana, grãos e cereais, frutas e verduras etc. Devido à sua condição socioeconômica favorecida, os entrevistados dessa classe social conseguem estabelecer inú- meros parâmetros comparativos ao avaliar alguns alimentos ou produtos alimentícios, como a diferença entre a margarina e a manteiga e entre produtos nacionais e importados. Além dis- so, eles demonstram maior poder de crítica em relação aos componentes industriais usados na preservação de alimentos, o que lhes proporciona uma posição diferenciada na escolha dos produtos. Dentro de tal contexto, valorizam, e, muitas vezes, pres- tigiam empresas com posicionamento sustentável. Uma vez que essa classe tende a encarar o ato de cozi- nhar mais como um hobby do que uma obrigação cotidiana, ela gosta de experimentar receitas e novos produtos, e a aparência dos pratos, alimentos e produtos é muito valorizada. A classe C Os entrevistados pertencentes a essa classe social de- monstram grande preocupação com o trabalho e a família, e, consequentemente, em serem modelos positivos para seus filhos. Em razão de limitações financeiras, os entrevistados desse segmento afirmam comer fora de casa apenas excep- cionalmente, mesmo quando a atividade profissional impede que façam suas refeições em casa. Nessas situações, levam a refeição pronta de casa. Preço é um importante vetor na hora da escolha da maioria dos produtos de consumo, inclusive os alimentícios. Esse segmento, portanto, demonstra valorização da fartu- ra na alimentação e da prevalência do sabor sobre a praticidade.

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