Brasil Food Trends

Capítulo 5.1. PRODUTOS - oportunidades para inovação 69 BrasilFoodTrends2020 Raul Amaral Rego Nos Capítulos 2 e 3 foram abordados os principais fatores ( drivers ) que influenciarão a demanda de alimentos e as grandes tendências globais da alimentação. As mudanças no comportamento dos indivíduos implicam alterações nos hábitos de compra, que, por sua vez, deverão gerar soluções da indústria de alimentos, do setor de varejo e dos serviços de alimentação para a adequação dos produtos e serviços ofertados aos consumidores. Este tópico analisa diferentes categorias dos produtos que têm sido criados pelas indústrias de alimentos no mercado global, de modo a atender as demandas geradas a partir da evolução das tendências em cada um dos cinco grupos consi- derados no BFT 2020, destacadas no Capítulo 3. É importante ponderar que muitos dos produtos que serão apresentados e utilizados como exemplos de inova- ção neste tópico ainda têm pouca presença ou participa- ção no mercado brasileiro, uma vez que os atributos que motivaram o desenvolvimento dos mesmos advêm, majo- ritariamente, da demanda dos exigentes consumidores de países desenvolvidos.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTgxNA==