Brasil Pack Trends 2020

BrasilPackTrends2020 109 Fiorella B. H. Dantas Sandra B. M. Jaime Capítulo 5 ESTÉTICA E IDENTIDADE Estamos diante de um novo cenário. O consumo nos próximos anos será influenciado por diversos fatores, todos eles tendo como figura central “o novo consumidor” com maior consciência, nível de exigência e busca constante de informações que auxiliem nas decisões de compra. Nesse sentido, é preciso enxergar o consumidor como um ser humano completo, com necessidades, desejos e sentimentos, em busca de uma gratificação objetiva, que responda positivamente suas exigências, e também subjetiva com envolvimento emocional. Nos últimos anos, o consumo no Brasil mudou, enfrentamos ainda a disparidade de concentração de renda, mas em contrapartida temos um crescimento do número de pessoas nas classes A e C, com maior ex- pressão na classe C, que movimentam o consumo. Além disso, podemos citar outros fatores que influenciarão o consumo nos próximos anos, como mais casais jovens sem filhos, pessoas morando sozinhas, consumidores da terceira idade, o avanço das mulheres no mercado de trabalho e a tecnologia ou as redes sociais. Hoje viven- ciamos o que se pode chamar de “fenômeno da segunda tela”, definido pelo hábito de ver televisão e navegar na internet simultaneamente, ou seja, consumir tevê social- mente e compartilhar com a audiência nas redes sociais. DANTAS, F. B. H.; JAIME, S. B. M. Estética e identidade. In: BRASIL pack trends 2020. Campinas: ITAL, 2012. cap. 5, p. 107-137.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTgxNA==