Brasil Pack Trends 2020

BrasilPackTrends2020 111 estética e identidade termo premiumization ou premiumização , cuja tradu- ção não se encontra nos dicionários, mas o significado indica as novas necessidades do consumidor do “luxo acessível”. O produto considerado premium diferencia esse consumidor de seus pares, por isso ele é tão atra- ente (HILL, 2010). A premiumização não está voltada somente às ca- tegorias de marcas de luxo, mas também aos produtos de menor preço. São os denominados “ premium acessível”, que satisfazem a demanda dos consumidores na busca por produtos com qualidade e inovadores, sem precisar despender quantias extremamente elevadas. Por transmitir uma sensação de pureza, a trans- parência da embalagem de vidro é frequentemente combinada com formatos atrativos, diferenciados, exó- ticos e em alguns casos luxuosos para maximizar a qualidade premium e a sofisticação de certos produtos, explorando o prestígio e a autenticidade da marca. Os produtos comercializados em recipientes de vidro com a tendência de oferecer sofisticação e luxo encontram-se voltados ao segmento de bebidas alco- ólicas. Algumas embalagens de vodca ilustram per- feitamente essa sofisticação. Em 2011, a companhia Indústrias Reunidas de Bebidas Tatuzinho, proprietá- ria da marca Velho Barreiro, apostou nessa tendência e desenvolveu a garrafa do produto Diamond , revestida por uma malha tecida em prata e ouro cravejada por 211 brilhantes e um diamante de 0,7 quilate incrus- tado no centro da peça. São embalagens produzidas em edições limitadas de apenas 60 unidades e refor- çam a identidade do produto. A garrafa na versão luxo custa R$ 212 mil e mesmo antes do lançamento duas unidades já estavam reservadas para empresários brasi- leiros. Com o lançamento, a empresa buscou chamar a atenção para a cachaça brasileira e valorizar o produto como uma bebida premium , capaz de competir com os melhores destilados do mundo, elevar as exportações e deixar a marca Velho Barreiro na história da cachaça (ROSA, 2012) ( Figura 5.1 ). QUADRO 5.1 Estética e Identidade – desdobramentos e contribuições da embalagem Tendências em destaque Contribuições da embalagem Premiumização embalagens que transmitem sofisticação, luxo; qualidade premium ; prestígio para as massas: masstige . Packaging renovation multisensory packaging design ; diferenciação; efeitos estéticos, extravagância de materiais e cores, impressão de alta qualidade. Pleasure experience convite à indulgência, ao prazer sem culpas; embalagens que provoquem novas sensações e emoções, fuga do cotidiano. Life-style packaging embalagens que possam estar associadas ao estilo de vida saudável e ao bem-estar; que transmitem confiabilidade e segurança; naturalidade aparente; imagem retr ô. Identificação pessoal idols consumption ; be our guest ; embalagens edições limitadas

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