Brasil Pack Trends 2020

BrasilPackTrends2020 43 Raul Amaral Rego Luis F. C. Madi Capítulo 2 FATORES QUE INFLUENCIAM O MERCADO DE BENS DE CONSUMO As tendências do mercado de bens de consumo são moldadas pela influência contínua de fatores demográficos, econômicos, políticos e socioculturais, entre outros, que direcionam mudanças no perfil e no comportamento dos consumidores. Assim, são importantes o estudo e a análise destas tendências no sentido de identificar oportunidades para a inovação de produtos, processos e embalagens. A configuração dos fatores de influência do mer- cado de consumo, comumente denominados como dri- vers , é bastante complexa por envolver uma rede ampla de variáveis interdependentes. Neste trabalho são analisados alguns desses fa- tores, identificados conforme seu potencial de impacto sobre o mercado de bens de consumo embalados ( Qua- dro 2.1 ). REGO, R. A.; MADI, L. F. C. Fatores que influenciam o mercado de bens de consumo. In: BRASIL pack trends 2020. Campinas: ITAL, 2012. cap. 2, p. 41-65.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTgxNA==