Brasil Pack Trends 2020

BrasilPackTrends2020 45 fatores que influenciam o mercado de bens de consumo A evolução das variáveis demográficas indica que as próximas décadas deverão ser marcadas por um mer- cado em desenvolvimento, com muitas transformações nos hábitos de consumo derivadas do envelhecimento da população brasileira, ocorrência de um bônus demo- gráfico, mudanças na estrutura familiar e concentração populacional em grandes centros urbanos. Taxas de crescimento da população Conforme dados do documento Projeção da po- pulação do Brasil por sexo e idade, 1980-2050 (IBGE, 2008), a população brasileira deverá apresentar cresci- mento até 2039 e, a partir de 2040, iniciará uma ten- dência de queda ( Figura 2.1 ). Estima-se o acréscimo de 13.890.639 de pessoas entre 2010 e 2020, 9.266.787 entre 20210 e 2030, 2.665.100 entre 2030 e 2040, e redução de 3.787.667 pessoas entre 2040 e 2050. Mudanças na estrutura etária Projetado a partir das tendências das taxas de natalidade e mortalidade, o crescimento da popula- ção (IBGE, 2008) acarretará mudanças na estrutura etária ( Tabela 2.1 ) que deverão influenciar o perfil do mercado de bens de consumo nas próximas dé- cadas. Em relação à população infantojuvenil, de 0 a 14 anos, espera-se uma diminuição de 15,9%, de 2010 a 2020, devendo essa tendência se acentuar ainda mais até 2050. Os mercados de determinados produtos, como farmacêuticos e alimentos, para o público infantil terão de se ajustar a esse movimento. O mesmo tende a ocorrer com os jovens de 15 a 24 anos, porém somente a partir de 2030. 2.1 POPULAÇÃO FIGURA 2.1 Evolução da população total, Brasil 2010-2050 Fonte: IBGE, 2008

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