Indústria de Alimentos 2030

89 publicidade e propaganda responsáveis Assume o compromisso de fazer propaganda responsável. Para crianças menores de 12 anos, anuncia apenas produtos que atendem aos critérios de nutrição global da empresa para publicidade infantil, para incentivar o consumo de alimentos e bebidas mais saudáveis. Desde 2016, segue as Diretrizes ABIR sobre Marketing para Crianças, estabelecidas pelas empresas ligadas à Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas Não Alcoólicas (https://abir.org.br/a-abir/diretri- zes-abir-sobre-marketing-para-criancas-abril-2016/). Desde 2017, mantém compromisso público com a publicidade e a propaganda responsáveis (Compromisso pela Publicida- de Responsável para Crianças, http://www.publicidaderesponsavel.com.br/#home ), em conjunto com várias empresas do setor de alimentação. Em 2003, começou a aplicar os Princípios de Marketing de Alimentos e Bebidas globais para comercializa- ção e comunicação de todos os produtos de alimentos e bebidas. Esses princípios elaborados pela Marke- ting Lawyers Network, rede global de especialistas jurídicos em marketing, em colaboração com as equipes de marketing. Os princípios têm sido revistos regularmente desde 2003, com a publicação de atualizações, a última em dezembro de 2010. Conforme os princípios, as peças de comunicação: Não transmitem mensagens enganosas; Não interferem na in- fluência parental; Não encorajam crianças a pressionar seus pais ou responsáveis para comprar produtos; Não sugerem pressão de tempo ou de preço; Não exploram a imaginação ou a inexperiência da criança; Não encorajam hábitos alimentares não saudáveis; Não ofuscam a fronteira entre promoção e conteúdo. Em concordância com os Princípios Globais de Marketing de Alimentos e Bebidas, não faz propaganda direcionada a crianças meno- res de 6 anos. As comunicações da categoria de alimentos são destinadas somente para a faixa etária de 6 a 12 anos, em casos de produtos que estejam em linha com o Programa de Aprimoramento Nutricional, com índices reduzidos de gorduras, açúcar e sódio. Não promove marcas ou produtos em escolas de educação primária, exceto quando solicitado ou endossado pela administração es- colar para finalidades educativas e apenas com marcas e produtos que atendem aos critérios nutricionais da Unilever. Em 2008, por meio da International Food and Beverage Alliance (IFBA), assumiu um compromisso com a Organização Mundial da Saúde (OMS) de garantir o monitoramento dos princípios de marketing e comunicação dos integrantes da IFBA por auditores independentes. Aplica o código “Advertising and Marketing Communication Practice” da International Chamber of Commerce (ICC), como base para todas as comunicações. O código ICC estipula que todas as peças de marketing e propaganda sejam “legais, decentes, honestas e verdadeiras” e que é preciso assegurar que todas as afirmações relacionadas aos produtos tenham uma base científica sólida. Apoia o desenvolvimento de códigos de autorregulamentação para marketing e comunicação, trabalhando com entidades setoriais como a World Federation of Advertisers e a International Chamber of Commerce. Desde 2017, mantém compromisso público com a publicidade e a propaganda responsáveis (Compromisso pela Publicidade Respon- sável para Crianças, http://www.publicidaderesponsavel.com.br/#home ), em conjunto com várias empresas do setor de alimentação. Tem atuado na disseminação de compromissos setoriais voluntários de promoção de marketing responsável de alimentos e bebidas para crianças com menos de 12 anos. Conhecidas como “Pledge Programmes”, essas iniciativas foram lançadas em muitos países e regiões. Em 2008, juntamente com outras empresas integrantes da International Food and Beverage Alliance (IFBA), assumiu um compro- misso com a Organização Mundial da Saúde (OMS) de garantir o monitoramento dos princípios de marketing e comunicação dos integrantes da IFBA por auditores independentes. INICIATIVAS EMPRESARIAIS EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA RESPONSÁVEIS

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