Alimentos Industrializados

12 a necessidade de melhorar a comunicação com o consumidor de alimentos e bebidas Alimentos Industrializados 1 A divulgação de resultados de pesquisas sobre as relações entre a saúde e alimentos, bebidas e seus ingredientes, embalagens e formas de processamento assumiu enorme importância, devido ao interesse cada vez maior da sociedade sobre o assunto. Diante des- sa crescente popularidade, diversas mídias passaram a divulgar re- sultados de pesquisas científicas na área de alimentação e nutrição. Num estudo sobre esse tema (SPARLING, 2010) concluiu-se que “a mídia atua como uma ponte entre a pesquisa básica e o comporta- mento do consumidor”, e que as notícias sobre possíveis impactos de determinado alimento sobre a saúde costumam ter grande repercus- são entre os consumidores, provocando mudanças comportamentais. Porém, nem sempre essas mudanças implicam melhoras na qualidade e saudabilidade da alimentação. Isso pode ocorrer de acordo com a forma com a qual são divulgados os resultados de pesquisas científicas, muitas vezes sem considerar suas caracte- rísticas e limitações. Influência da mídia sobre o comportamento de consumo de alimentos Figura 1.1 Influência da mídia sobre o comportamento de consumo de alimentos. Fonte: Sparling (2010). Os desafios da comunicação sobre alimentos industrializados e saúde

RkJQdWJsaXNoZXIy MTgxNA==