Alimentos Industrializados

15 os desafios da comunicação sobre alimentos industrializados e saúde Alimentos Industrializados Conforme explicado anteriormente, o fato de um alimento estar asso- ciado a uma doença não quer dizer, automaticamente, que esse alimento é causador da doença. Apesar disso, é comum encontrar alegações de que um alimento previne ou causa uma doença com base em pesquisas que encontraram associação entre eles. A mídia especializada faz a ressalva sobre essa grande diferença. Entretanto, quando isso não é observado nas demais mídias, pode provocar impactos indesejáveis da comunicação com os consumidores. Por isso é importante fazer com que os comunicadores entendam que os estudos de correlação são importantes, mas que é neces- sário ter estudos mais consistentes para se chegar a um consenso sobre as relações de causa e efeito entre um alimento e qualquer tipo de doença. da análise sistemática de centenas ou milhares de arti- gos científicos, com emprego ou não de ferramentas es- tatísticas. Todos os autores das meta-análises e revisões sistemáticas fazem observações destacando eventuais li- mitações de seus trabalhos, como, por exemplo, a grande heterogeneidade dos trabalhos científicos, gerando difi- culdade para a compilação e generalização dos resultados. Além das diferenças entre os trabalhos, é importante também identificar as credenciais dos pesquisadores e das suas instituições de origem, inclusive observando a possível existência de conflitos de interesses. É muito difícil esperar que os consumidores interpretem a terminologia científica por conta própria. Por isso, essa se torna uma tarefa básica para o comunicador que se envereda na área.

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