Alimentos Industrializados
16 a necessidade de melhorar a comunicação com o consumidor de alimentos e bebidas Alimentos Industrializados Entre os impactos indesejáveis da comunicação, para os consumidores de alimentos e bebidas destacam-se a confusão e a indução ao erro na escolha dos produtos para consumo. Por outro lado, a comunicação pode também gerar danos à imagem de empresas idôneas e descrédito das agências reguladoras governamentais. Figura 1.4 Impactos indesejáveis da comunicação com os consumidores. Fonte: www.alimentosprocessados.com.br . Um efeito indesejável da comunicação ocorre quando são fornecidos dados contraditórios sobre o mesmo tipo de alimen- to ou ingrediente alimentício. A confusão é um problema, pois já atinge grande parcela da população brasileira. Pesquisa da empresa Health Focus International (HEALTHFOCUS, 2014) revelou que mais de 50% dos entrevistados declararam que estão confusos diante da saturação de mensagens muitas ve- zes conflitantes sobre o que deve ou não comer. Outro problema ocorre quando as informações levam o consumidor a crer que um produto alimentício proporciona um benefício sobre o qual não há comprovação científi- ca consistente. Por outro lado, podem fazer o consumi- dor acreditar que um produto não é saudável, apesar de o mesmo ser registrado pelas agências reguladoras que ates- tam sua segurança e saudabilidade. Quando acontecem tais situações, os consumidores podem comprar produtos em busca de um benefício inexistente, inclusive podendo pagar mais por isso, ou deixar de comprar produtos segu- ros e trocá-los por similares mais caros. A divulgação de informações pouco consistentes de pesquisas pode também provocar danos à imagem de em- presas e marcas de produtos comercializados. Tais infor- mações ajudam a formar os mitos e preconceitos sobre determinados tipos de produtos alimentícios, os quais po- dem fomentar antipatia de alguns consumidores em rela- ção a esses produtos e até mesmo a rejeição dos mesmos para o consumo, apesar de esses produtos contarem com a aprovação das autoridades reguladoras e serem conside- rados seguros para o consumo. As comunicações que divulgam determinados produtos ou ingredientes alimentícios como sendo não saudáveis e inseguros para consumo colocam em xeque a confiabilida- de das autoridades reguladoras que aprovam a comerciali- zação desses produtos. É preciso observar que as autoridades regulatórias no País contam com profissionais capacitados, que realizam um trabalho rigoroso e competente para assegurar que os produtos comercializados sejam seguros para o consumo e cumpram com as eventuais propostas de benefícios alegadas pelos fabricantes. Todo esse trabalho sério fica comprometido quando ocorre uma afirmação de que al- gum desses produtos provoca danos à saúde humana ou, por outro lado, que proporciona um benefício que não é reconhecido pela autoridade regulatória. Infelizmente, o descrédito em relação às autoridades regulatórias é de interesse de quem ganha com a comuni- cação sem critérios científicos consistentes. Impactos indesejáveis da comunicação
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