Alimentos Industrializados

18 a necessidade de melhorar a comunicação com o consumidor de alimentos e bebidas Alimentos Industrializados 2 Cuidados na comunicação sobre É comum encontrar matérias jornalísticas e mesmo artigos científicos que utilizam conceitos distorci- dos sobre a indústria de alimentos, alimentos processados e industrializados. De modo geral, é costume generalizar preconceitos para empresas e produtos industrializados, uma vez que, na realidade, existem milhares de empresas e produtos com características bastante distintas entre si. A Figura 2.1 relaciona alguns dos argumentos que podem ser refutados por uma simples observação dos fatos, estatísticas e uso do bom senso, com o objetivo de orientar os comunicadores envolvidos com assuntos relacionados aos alimentos industrializados. Não se deve usar o termo “indústria de alimentos” de forma generalizada Existem milhares de indústrias de alimentos e bebidas não alcoólicas no País. As micro e pequenas empresas re- presentam mais de 95% desse universo. Existem as grandes do setor, assim como também existem indústrias artesanais e agroindústrias da agricultura familiar. Criticar a “indústria de alimentos” de forma generalizada é uma grande injustiça e até mesmo um ato ofensivo para com aquelas em que a crítica não faz sentido. Melhor seria apontar a quais empresas a crítica se refere. A Parte 10 deste trabalho revela a diver- sidade de empresas que compõem a indústria de alimentos. Não se deve confundir um produto específico com a cate- goria de alimento industrializado à qual ele pertence Para algumas finalidades é comum referir-se aos produtos alimentícios de forma generalizada, por setores ou catego- rias. Por exemplo, para citar dados de exportações de carnes e derivados, laticínios etc. Ou para identificar categorias de produtos em supermercados, como farinhas, iogurtes ou cho- colates. Porém, é um erro classificar categorias de alimentos como sendo estes mais ou menos nutritivos ou saudáveis, uma vez que há enorme diversidade de itens dentro de cada categoria. Por exemplo, a afirmação de que os “salgadinhos de pacote” são muito salgados e gordurosos, de forma genera- lizada, perde o sentido diante de um amplo conjunto compos- to de snacks de farinha de trigo, milho, arroz, grãos integrais, fritos, assados, extrudados, com ou sem sal, com gordura ve- getal, baixo teor de gordura ou sem gordura. alimentos processados/industrializados Figura 2.1 Cinco cuidados para não emitir mensagens distorcidas sobre alimentos industrializados. Elaboração: Plataforma de Inovação Tecnológica do ITAL.

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