Alimentos Industrializados

62 quais são os alimentos industrializados produzidos no Brasil Alimentos Industrializados 12 Alimentos industrializados seguem as tendências de consumo mente por empresas ou, de maneira informal, por pessoas. As novas demandas, com exceção daquelas que eram ape- nas modismos, foram constituindo as tendências do merca- do consumidor, isto é, um movimento crescente e contínuo de procura de tipos específicos de alimentos e bebidas. Para o mercado brasileiro, em 2010, o estudo Brasil Food Trends 2020 (BRASIL..., 2010), elaborado pelo ITAL em parceria com a FIESP, identificou cinco grandes conjuntos de tendências (macrotendências) dos consumidores de alimen- tos e bebidas não alcoólicas: Sensorialidade e Prazer, Sauda- bilidade e Bem-estar, Conveniência e Praticidade, Qualidade e Confiabilidade, Sustentabilidade e Ética. Essas tendências, que determinam as mudanças dos hábitos alimentares ao longo dos anos, são geradas por diversos fatores. Por exemplo, conforme aumentam os ní- veis de educação, informação e renda familiar, os con- sumidores, criam condições de conhecer e experimentar diferentes opções de alimentos e bebidas para compor sua alimentação. Por outro lado, o aumento da oferta de di- ferentes tipos de alimentos pelas empresas e um maior intercâmbio entre as nações, entre outros fatores, propor- cionaram maior variedade de produtos à disposição dos indivíduos em suas decisões de compra e consumo. Além disso, a concentração da população em grandes áreas urbanas, as mudanças na estrutura familiar, o envelheci- mento da população e a mudança no comportamento das novas gerações também interferem nas escolhas e forma- tos das refeições dos indivíduos. Figura 12.1 Estudo Brasil Food Trends 2020 e as macrotendências da alimentação. Fonte: Plataforma Tecnológica do ITAL. Sensorialidade e Prazer As tendências de Sensorialidade e Prazer estão bastan- te relacionadas ao crescente interesse pela gastronomia e artes culinárias. São representadas pelo aumento da de- manda por alimentos saborosos e mais sofisticados, com características premium e gourmet. Também se referem à valorização de produtos alimentícios com variação de sabores e texturas, sabores étnicos e exóticos, de preparo artesanal etc. Essas tendências são exploradas comercial- mente por várias empresas que desenvolvem produtos in- dustrializados com essas características, da mesma forma que restaurantes, bufês e confeitarias, entre outros esta- belecimentos, também incluem esses tipos de alimentos em seus cardápios. Convém observar que as tendências de Sensorialidade e Prazer influenciam a inovação em várias categorias de alimentos, além daquelas identificadas, tradicionalmente, As tendências de Historicamente, as mudanças no compor- tamento dos consumidores criaram novas demandas de alimentos e bebidas que acabaram sendo exploradas comercial-

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