Alimentos Industrializados

63 alimentos industrializados seguem as tendências de consumo Alimentos Industrializados como produtos de indulgência, tais como chocolates, sor- vetes e salgadinhos. Por exemplo, na categoria de Carnes, Pescados e Derivados destacam-se as carnes das raças An- gus e Wagyu, em Laticínios, leites premium, em Óleos e Gorduras, azeites de produção artesanal. As tendências de Saudabilidade e Bem-estar As tendências de Saudabilidade e Bem-estar refletem a grande procura por alimentos mais nutritivos associados à saúde e ao bem-estar pelas pessoas que adotam, cada vez mais, um estilo de vida mais saudável. Também determinam a forte demanda por produtos com propriedades funcionais, isto é, alimentos e bebidas que tragam benefícios associa- dos à nutrição, à saúde e ao bem-estar, como, por exemplo, saúde digestória, controle do peso, redução de colesterol etc. Essas tendências têm condicionado a inovação em quase todas as categorias de alimentos e bebidas, inclusi- ve no desenvolvimento dos produtos de indulgência. Car- nes magras, substitutos proteicos de origem vegetal, quei- jos com baixo teor de gordura e sal, sucos de frutas com vegetais, sucos de frutas que são consideradas funcionais (açaí, cranberry), massas integrais, biscoitos com redução de gorduras e açúcar, chocolates e balas sem açúcar etc. As tendências de Conveniência e Praticidade As tendências de Conveniência e Praticidade caracte- rizam a necessidade das pessoas de economizarem tempo e esforço no preparo e consumo das refeições nos lares, gerando a demanda por refeições prontas e semiprontas, alimentos de fácil preparo etc. Fora dos lares, ocorre cres- cente demanda por produtos práticos e saudáveis para comer em trânsito ou em diferentes lugares e situações. A vida corrida nas grandes cidades infuencia muito a valo- rização de produtos capazes de suprir parte das refeições, sem sacrifício da saudabilidade e nutrição. As pessoas estão fragmentando as refeições tradicio- nais pela mudança no seu estilo de vida e isso tem gerado uma grande oferta de novos produtos, com destaque para uma nova geração de snacks com poucos teores de gor- dura, sal e açúcar, com grãos integrais, frutas, vegetais, fibras, proteínas etc. Por outro lado, ao cozinhar prefe- rem soluções práticas e saudáveis, situação que explica o crescimento dos serviços de vendas de kits variados de refeições pela internet, além da ampliação da oferta nos supermercados de pratos prontos e kits com ingredientes frescos para o preparo de refeições. As tendências de Confiabilidade e Qualidade As tendências de Confiabilidade e Qualidade indicam que os consumidores, cada vez mais bem informados, procuram escolher produtos de qualidade e seguros para consumo. O aumento da exigência dos consumidores faz crescer a de- manda dos produtos que ganham a sua confiança por ofere- cerem certificados de qualidade, rastreabilidade e transpa- rência quanto às formas de preparo e ingredientes utilizados. A preocupação com saúde e segurança tem levado o consumidor a evitar determinados produtos ou preferir produtos com formulações sem determinados ingredientes que procura evitar. Essas tendências explicam a demanda por alimentos e bebidas sem edulcorantes, conservantes, corantes, aromatizantes e aditivos em geral, mas têm ge- rado muitas controvérsias a respeito do seu real benefício, uma vez que esses ingredientes rejeitados são aprovados pelas agências reguladoras governamentais e, também, respaldados por evidências científicas consistentes que demonstram sua eficácia e segurança para o consumo. As tendências de Sustentabilidade e Ética As tendências de Sustentabilidade e Ética determinam o aumento do número de consumidores preocupados com o meio ambiente, com problemas sociais, maus-tratos aos animais etc. Tais consumidores têm adotado o consumo consciente e solidário, gerando uma demanda crescente de produtos elaborados em sistema de fair trade, vincu- lados a causas sociais, com rotulagem ambiental, de em- presas com responsabilidade social. Além de demandarem produtos diferenciados sob tais aspectos, esses consumi- dores têm observado a transparência das empresas quanto à forma de fabricação e às características e origens dos ingredientes e embalagens utilizados.

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