Biscoitos industrializados
11 BISCOITOS INDUSTRIALIZADOS HÁBITOS e TENDÊNCIAS de consumo Embora a quantidade per capita (7 Kg/habitante, em 2019) seja ainda inferior a de outros países, os biscoitos industrializados são bastante consumidos no Brasil, com presença emmais de 90% dos lares no país (Dados ABIMAPI). Os tipos Recheado Doce, Água e Sal/ Cream Cracker , Secos/Doces Especiais, Maria/Maisena, Rosquinha, Waffer , Salgado e Cookie representaram quase 99% das vendas em toneladas, em 2019. No 1º quadrimestre de 2020, a categoria indicou um aumento de 0,6% em faturamento e uma leve retração de 1,3% em volume (R$ 4,7 bilhões e 363 mil toneladas). Produtos de ticket médio menor, ofertados em embalagens grandes e disponibilizados em atacarejos foram os preferidos de vendas do período (Dados ABIMAPI). VENDAS DE BISCOITOS (TON) 2019 Recheado Doce Água e Sal/ Cream Cracker Secos /Doces Especiais Maria/Maisena Rosquinha Waffer Salgado Cookie Coberto/Palito Misturado Recheado Salgado Champagne Importados TOTAL BISCOITOS (Milhão Tons) Per capita Biscoitos (Kg/hab) *População Brasileira: 210.147.125 habitantes Fonte: Nielsen - Elaboração: ABIMAPI. 0,363 0,312 0,209 0,194 0,128 0,114 0,109 0,029 0,005 0,004 0,004 0,003 0,002 1,475 7,021* 24,6% 21,2% 14,2% 13,1% 8,7% 7,7% 7,4% 2,0% 0,3% 0,3% 0,2% 0,2% 0,2% 100,0% No Brasil, a indústria de panificação é bastante desenvolvida e comercializa produtos adequados às tendências do mercado consumidor, fato destacado no estudo Brasil Bakery & Confectionery Trends 2020 (www.bakeryconfectionerytrends.com.br ). Esse estudo identificou cinco macrotendências de consumo que determinam, em grande parte, a oferta dos tipos de produtos industrializados das áreas de panificação: Premiumização e Experiência, Controle e Adequação, Nutrição e Funcionalidade, Naturalidade e Autenticidade, e Sustentabilidade e Transparência. A macrotendência PREMIUMIZAÇÃO e EXPERIÊNCIA caracteriza a elevação do padrão de consumo de alimentos na sociedade, com valorização de produtos com ingredientes nobres, mais saborosos, com sabores inusitados, frescos e produzidos de forma mais artesanal. Os consumidores estão mais exigentes e dispostos a pagar mais por itens de maior valor agregado, tanto devido à composição de ingredientes quanto pelos modos de processamento. De fato, conforme dados da Nielsen, os biscoitos mais sofisticados, como os palitos cobertos de chocolate, têm tido maior aceitação nos estratos de maior renda (Anuário ABIMAPI 2020). Os fatores SABOR e TEXTURA são bastante valorizados na hora da compra. Entretanto, as preferências do consumidor têm se voltado também, de forma complementar, aos atributos de saudabilidade, naturalidade e sustentabilidade dos biscoitos. Exemplos de biscoitos alinhados às tendências de PREMIUMIZAÇÃO e EXPERIÊNCIA.
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