Brasil Food Trends
apresentação 11 BrasilFoodTrends2020 Equipe Brasil Food Trends 2020 Para as atividades ligadas ao
setor de alimentos e be- bidas, inovação é palavra permanente no vocabulário de em-
presários e gestores, que devem estar atentos para atender com rapidez, ou mesmo antecipar, às
novas demandas dos consumidores no Brasil e no mundo, uma vez que este é um segmento em que fatores
como o aumento do poder de com- pra da população, o maior acesso à informação, o
aumento da escolaridade, a modificação na estrutura das famílias e o envelhecimento da
população, entre outros, modificam direta- mente as percepções e, consequentemente, as
preferências e as escolhas em relação ao alimento a ser consumido. A iniciativa do Brasil
Food Trends 2020 surgiu exata- mente do entendimento de que, para direcionar de maneira correta e gerar
resultados efetivos, o processo de inovação deve estar respaldado em informações
estratégicas, tácitas e confiáveis, uma vez que se guiar pela intuição, de forma
isola- da, pode ser um caminho arriscado para assegurar o sucesso de uma decisão de investimento.
Não se objetiva, com esta publicação, avaliar todas as variáveis envolvidas na
discussão da temática “tendências”, pois seria uma ambição frustrada pela
complexidade e amplitude do assunto. O que se buscou foi produzir um material inédito no Brasil,
reunindo vários ele- mentos que poderão servir de base para o início de uma ampla
discussão, envolvendo empresários, executivos, entidades de representação, governos e a
sociedade de um modo geral. Este “documento-base” traduz-se na possibilidade de inserção na
discussão desse tema de grande parte das mais de 22 mil indústrias brasileiras de alimentos e
bebidas que não possuem condições de abrigar uma érea de inteligência de mercado ou
mesmo arcar com investimentos em informações estratégicas. Com o objetivo do projeto
delineado, os colaboradores voluntários que compuseram o grupo de trabalho do BFT 2020, especialistas
reconhecidos em suas áreas de atuação, empe- nharam esforços em mapear a realidade
presente e futura da indústria de alimentos no mundo em abordagens sucintas, com base em um número
significativo de estudos e pesquisas simi- lares já consolidadas em várias regiões do mundo.
Neste caso, foram priorizados os levantamentos realizados em mercados em relação aos quais o
Brasil possui grande fluxo comercial, cultural e com a presença comum de importantes empresas desse
setor. Com esse critério estabelecido, partiu-se da pre- missa de que as tendências observadas
nesses mercados já se manifestam ou se manifestarão no Brasil, em maior ou menor intensidade. A
partir desse ponto e com o objetivo de compor a análise, a Fiesp encomendou uma pesquisa nacional ao
Ibope, aferindo para quais níveis de renda, faixas etárias e regiões, entre outras
estratificações possíveis, os resultados obtidos na observação internacional se
aplicam ao País. Para as indústrias atentas aos movimentos do mercado, as tendências como
“sensorialidade e prazer”, “saudabilidade e bem-estar”, “conveniência e praticidade”, “confiabilidade e
qualidade”, “sustentabilidade e ética” já fazem parte dos seus produtos, por meio de atributos que
ofereçam um dife- rencial de competitividade presente nos processos produtivos, nos ingredientes e nas
embalagens. Estes, influenciados pelos diferentes objetivos e tecnologias existentes, além de determi-
narem fortemente a competitividade do negócio, hoje também são capazes de, por conta
própria, potencializar as vendas por proporcionarem diferenciais relevantes às marcas e produtos.
Também abordados neste estudo, o varejo e o setor de food service estão atentos às
tendências apresentadas, que, da mesma forma, estão levando a modificações importantes
na maneira de se relacionarem com os consumidores. O desejo da equipe que dedicou os esforços a esta
pu- blicação é o de contribuir para a disseminação de informações
estratégicas, de forma pública e gratuita, gerando benefícios a milhares de empresas,
auxiliando-as de algum modo a inovar e continuar fornecendo à sociedade brasileira alimentos de qua-
lidade, com novos atributos que levem o consumidor nacional a criar uma relação cada vez mais
estreita de identidade e confiança com esse setor, que tantas contribuições presta à
economia e à sociedade brasileira.
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