Brasil Food Trends
Capítulo 5.3. EMBALAGENS - importância estratégica A embalagem tem um papel vital no mercado
de alimentos e bebidas. Pode ser usada para conferir uma vantagem competitiva ao produto, para aumentar o
valor aparente deste ou para oferecer uma vantagem funcional, influenciando a frequência de consumo.
Além das funções de preservação/conservação, os fabricantes de alimentos
e bebidas têm percebido a importância da embalagem na comunicação com o consumidor e
isto tem sido uma força motriz de inovação no setor. A inovação na embalagem pode
determinar onde e quando o alimento será consumido. 111 BrasilFoodTrends2020 O aumento do poder de
compra do consumidor e o con- sumo de massa continuarão a impulsionar o desenvolvimen- to do mercado de
embalagens para alimentos. Espera-se um crescimento do volume de vendas de alimentos embalados em torno de
17% entre 2007 e 2012, o que trará impactos positi- vos no setor de embalagem (1) . As cinco
tendências identificadas e apresentadas neste estudo, com base nas quais será discutido o setor de
embala- gens, são: sensorialidade e prazer, saudabilidade e bem-estar, conveniência e praticidade,
confiabilidade e qualidade, e sus- tentabilidade e ética. Claire I. G. L. Sarantópoulos, Jozeti
Barbutti Gatti e Tiago B. Hellmeister Dantas
Made
with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MTgxNA==