Brasil Food Trends
BrasilFoodTrends2020 112 Perspectivas do futuro da embalagem A embalagem de varejo tem como um de seus
objetivos a comunicação de sensorialidade e prazer ao consumidor. O design da embalagem
deverá, além da funcionalidade, incorpo- rar uma experiência sensorial ao produto.
Inovações em formas e tamanhos e novas técnicas de impressão diferenciarão os
produtos da concorrência, revitalizarão marcas, acrescentarão appetite appeal e atrairão
o consumidor. O crescente apego às indulgências, por exemplo, abrirá caminho para as
embalagens premium de produtos gourmet , preferencialmente em peque- nas porções, que os
tornarão mais acessíveis. A embalagem poderá também se intensificar como um veículo
de entreteni- mento e interatividade com o público jovem. Na procura por alimentos saudáveis, a
embalagem atua- rá como ferramenta de informação ao consumidor. Diversos modelos serão
utilizados nesse sentido, como os selos de asso- ciações de saúde ou programas de qualidade
de produtos, bem como os indicadores de aspectos nutricionais. Ainda outros as- pectos poderão ser
trabalhados, como as porções limitadas e embalagens que contribuirão para melhor
retenção de nutrien- tes durante o processo de cozimento dos alimentos. A conveniência de
manipulação e uso da embalagem será uma exigência crescente dos consumidores. Implica
faci- lidade e redução de tempo de preparo, possibilidade de con- sumo do produto em vários
ambientes, em porções individuais e personalizadas. Outro aspecto que está ganhando a
atenção dos consu- midores é a confiabilidade. Nesse sentido, diversas tecnologias
estarão disponíveis nas embalagens, como os transmissores de radiofrequência (RFID),
indicadores de frescor, absorvedores e emissores de compostos no interior da embalagem etc. Tais tecnologias
ainda não são uma realidade, sendo necessários estudos e desenvolvimentos adicionais para sua
viabilização técnica e econômica e consequente implementação. A embalagem
é parte integrante de um produto, deven- do ser considerada como um sistema capaz de conter, prote-
ger, conservar, comunicar e transportar, evitando desperdícios. Do ponto de vista da sustentabilidade,
a embalagem (ou siste- ma de embalagem) deverá ser avaliada por meio de uma abor- dagem mais ampla e
holística, considerando todo o seu ciclo de vida, desde a extração de matérias-primas
até a disposição final. Isto incluirá a preocupação com a redução
dos fatores que afetam diretamente o meio ambiente e os fatores sociais, além de ser economicamente
viável e atender às necessidades dos consumidores. 5.3.1. A EmBAlAgEm COmO InDuTOrA DA
SEnSOrIAlIDADE A embalagem é um dos fatores que mais influenciam na compra por impulso de um produto e
tem sua importância reforçada pelo fato de, no Brasil, 85% das compras no varejo não serem
planejadas (1) . Assim, o desenvolvimento de uma em- balagem deverá considerar a experiência
global e a variedade e m b a l a g e n s - i m p o r t â n c i a e s t r a t é g i c a
Contribuições da embalagem – sensorialidade e prazer Q uadro 1 Elaboração: BFT 2020
TENDÊNCIAS BFT 2020 contriBUições dA emBAlAgem sensoriAlidAde e prAZer Variedade sensorial:
novas sensações e emoções, fuga do cotidiano; Design diferenciado, look exclusivo,
extravagância de materiais e cores; Sofisticação: qualidade premium , características
gourmet , pequenas indulgências; Efeitos estéticos, impressão de alta qualidade, appetite
appeal ; Embalagens comemorativas, edições limitadas; Produtos que proporcionem experiências
lúdicas, diversão, entretenimento; Transparências.
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