Brasil Food Trends

BrasilFoodTrends2020 112 Perspectivas do futuro da embalagem A embalagem de varejo tem como um de seus objetivos a comunicação de sensorialidade e prazer ao consumidor. O design da embalagem deverá, além da funcionalidade, incorpo- rar uma experiência sensorial ao produto. Inovações em formas e tamanhos e novas técnicas de impressão diferenciarão os produtos da concorrência, revitalizarão marcas, acrescentarão appetite appeal e atrairão o consumidor. O crescente apego às indulgências, por exemplo, abrirá caminho para as embalagens premium de produtos gourmet , preferencialmente em peque- nas porções, que os tornarão mais acessíveis. A embalagem poderá também se intensificar como um veículo de entreteni- mento e interatividade com o público jovem. Na procura por alimentos saudáveis, a embalagem atua- rá como ferramenta de informação ao consumidor. Diversos modelos serão utilizados nesse sentido, como os selos de asso- ciações de saúde ou programas de qualidade de produtos, bem como os indicadores de aspectos nutricionais. Ainda outros as- pectos poderão ser trabalhados, como as porções limitadas e embalagens que contribuirão para melhor retenção de nutrien- tes durante o processo de cozimento dos alimentos. A conveniência de manipulação e uso da embalagem será uma exigência crescente dos consumidores. Implica faci- lidade e redução de tempo de preparo, possibilidade de con- sumo do produto em vários ambientes, em porções individuais e personalizadas. Outro aspecto que está ganhando a atenção dos consu- midores é a confiabilidade. Nesse sentido, diversas tecnologias estarão disponíveis nas embalagens, como os transmissores de radiofrequência (RFID), indicadores de frescor, absorvedores e emissores de compostos no interior da embalagem etc. Tais tecnologias ainda não são uma realidade, sendo necessários estudos e desenvolvimentos adicionais para sua viabilização técnica e econômica e consequente implementação. A embalagem é parte integrante de um produto, deven- do ser considerada como um sistema capaz de conter, prote- ger, conservar, comunicar e transportar, evitando desperdícios. Do ponto de vista da sustentabilidade, a embalagem (ou siste- ma de embalagem) deverá ser avaliada por meio de uma abor- dagem mais ampla e holística, considerando todo o seu ciclo de vida, desde a extração de matérias-primas até a disposição final. Isto incluirá a preocupação com a redução dos fatores que afetam diretamente o meio ambiente e os fatores sociais, além de ser economicamente viável e atender às necessidades dos consumidores. 5.3.1. A EmBAlAgEm COmO InDuTOrA DA SEnSOrIAlIDADE A embalagem é um dos fatores que mais influenciam na compra por impulso de um produto e tem sua importância reforçada pelo fato de, no Brasil, 85% das compras no varejo não serem planejadas (1) . Assim, o desenvolvimento de uma em- balagem deverá considerar a experiência global e a variedade e m b a l a g e n s - i m p o r t â n c i a e s t r a t é g i c a Contribuições da embalagem – sensorialidade e prazer Q uadro 1 Elaboração: BFT 2020 TENDÊNCIAS BFT 2020 contriBUições dA emBAlAgem sensoriAlidAde e prAZer Variedade sensorial: novas sensações e emoções, fuga do cotidiano; Design diferenciado, look exclusivo, extravagância de materiais e cores; Sofisticação: qualidade premium , características gourmet , pequenas indulgências; Efeitos estéticos, impressão de alta qualidade, appetite appeal ; Embalagens comemorativas, edições limitadas; Produtos que proporcionem experiências lúdicas, diversão, entretenimento; Transparências.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTgxNA==