Brasil Food Trends

113 BrasilFoodTrends2020 sensorial que o consumidor poderá ter com ela. “Não é só a forma com que o objeto aparece nas prateleiras. Os produtos precisam atingir os sentidos: nós somos sensoriais”, afirmou o designer Karim Rashid (2) . O design incorporando experiência sensorial e emocional O design da embalagem deverá incorporar, cada vez mais, a experiência sensorial e emocional ao produto, além da funcionalidade, e contribuir para que um determinado produto se diferencie dos demais na prateleira do ponto de venda, estimular sua venda e levar ao consumidor uma expe- riência positiva. A introdução de embalagens inovadoras em termos de formas e tamanhos para diferenciar os produtos da concorrên- cia e atrair a atenção dos consumidores foi evidente no setor de alimentos e bebidas nos últimos anos e deverá ter continui- dade. As embalagens octogonais de tortas congeladas, pelo seu formato distinto, permitiram identificar esses produtos nos freezers com mais facilidade e atribuíram à categoria uma imagem mais moderna. Houve lançamentos de embalagens de formato inusitado, como o de latas expandidas de achocolata- dos e de leite condensado, sem modificações no produto, para revitalizar a marca e atrair a atenção do consumidor. O apego às indulgências Há uma valorização do consumo de produtos com maior valor agregado, ou seja, de receitas sofisticadas com ingredien- tes raros, nobres ou selecionados, por processo de fabricação que necessita de um grande savoir-faire (saber fazer) e por embalagens que reflitam a exclusividade (3) . O aumento da renda no País tem possibilitado a com- pra de novos tipos de alimentos embalados que anteriormente eram vistos como muito caros ou como luxos desnecessários (4) . Também se observa a tendência cultural da valorização da “gastronomia de botequim” e “da roça”, que deverá se re- fletir cada vez mais nas embalagens, a exemplo da utilização de tintas e vernizes foscos e filmes com acabamento mate, que remetem ao “feito em casa”, “feito na fazenda”. Alimentos de alta qualidade, em porções menores e saudáveis gradualmente substituirão parte da demanda por produtos mais baratos, muitas vezes consumidos em grandes porções. Exemplos dessas pequenas indulgências são os cafés gourmet e especialidades gastronômicas, como os chocolates com alto teor de cacau. O appetite appeal incorporado na embalagem Para encantar o consumidor, a área de impressão vai se sofisticar, com o desenvolvimento de artes diferenciadas, resultando em embalagens com maior appetite appeal , estimu- lando o desejo de compra e consumo. Aumenta a tendência de uso de tintas especiais, desde aquelas reativas à temperatura (termocrômicas) até as de efeitos visuais como fluorescentes ( day-glow ), perolescentes, metálicas etc. Outro recurso gráfico e m b a l a g e n s - i m p o r t â n c i a e s t r a t é g i c a f iGura 1 Fonte: Divulgação f iGura 2 Fonte: Divulgação Experiência emocional Inovação no formato de embalagem

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