Brasil Food Trends

BrasilFoodTrends2020 118 das a diferentes produtos, desde barras de cereais até garrafas de água com tampa de beber. Com menos tempo e auxílio disponíveis no preparo das refeições, as mulheres brasileiras têm buscado produtos que facilitem e agilizem esse processo, através de pratos prontos congelados, saladas preparadas ( fresh-cut ), carne temperada/ marinada congelada, feijão cozido, vegetais pré-cozidos e ou- tros alimentos semipreparados (1) . Criou-se, assim, um merca- do de refeições de preparação rápida, prontas para consumo ou prontas para assar/cozinhar ou fritar ( read-to-eat , read-to- cook ), ao qual a embalagem teve de se adaptar. No segmento de pratos prontos, a embalagem deve fa- zer com que a inovação do produto seja percebida e valoriza- da pelo consumidor. A fácil abertura em bandejas plásticas e cartonadas e em embalagens flexíveis evoluiu para atender às necessidades do consumidor, que já demanda o refechamento de bandejas para cardápio completo. As refeições congeladas terão de enfrentar a concorrên- cia de pratos prontos ou semipreparados em embalagens este- rilizáveis armazenadas à temperatura ambiente ( shelf stable ), como latas de aço e embalagens flexíveis esterilizáveis ( retort pouche ), embalagens cartonadas, a exemplo da Tetra Recart, e, mais recentemente, as bandejas de alumínio, fechadas com membranas peel off retortable . Apesar de haver variedade de opções de pratos prontos enlatados, nota-se que o brasileiro não tem o hábito de adquirir esses produtos. Já os alimentos prontos congelados podem se depa- rar com a concorrência dos produtos frescos preparados, que apresentam conveniência de consumo, como pizzas prontas, massas recheadas, tortas e salgados em embalagens em at- mosfera modificada ou a vácuo. As saladas de hortaliças fres- cas e frutas cortadas, minimamente processadas, também atendem o consumidor que busca alimentação saudável, sa- borosa e de fácil preparo. Algumas embalagens já incorporam o salad dressing e talher de plástico. No caso dos vegetais frescos, que são produtos que respiram, o mercado nacional é ainda carente de filmes de alta permeabilidade, a exemplo de filmes perfurados a laser, que vêm sendo importados no País para ser usados em embalagens de frutas minimamente processadas, cujo principal mercado é o de exportação. A praticidade das embalagens para micro-ondas Nas cozinhas, o forno de micro-ondas vem ganhando o espaço do fogão como o eletrodoméstico mais usado. Sua vantagem está na rapidez no preparo, aumentando assim o lançamento de alimentos de preparo rápido e em porções indi- viduais, como massas, sanduíches e pizzas. As inovações em embalagem para micro-ondas estimu- lam lançamentos, como os filmes de barreira a gases, revesti- dos com óxidos, com transparência a micro-ondas e os acessó- rios do tipo heat susceptor acoplados à embalagem cartonada e m b a l a g e n s - i m p o r t â n c i a e s t r a t é g i c a Contribuições da embalagem – conveniência e praticidade Q uadro 3 Elaboração: BFT 2020 TENDÊNCIAS BFT 2020 CONTRIBUIÇÕES DA EMBALAGEM CONVENIÊNCIA E PRATICIDADE Preparação rápida; Simplificação de tarefas; Consumo direto na embalagem; Consumo em diferentes lugares e momentos: on-the-go ; Refechamento; Porcionamento: dose única, multipack ; Personalização do consumo; Facilidade de abertura; Facilidade de descarte; Informação de fácil interpretação; Simplificação do processo de escolha; Embalagens reutilizáveis; Embalagens para delivery .

RkJQdWJsaXNoZXIy MTgxNA==