Brasil Food Trends

119 BrasilFoodTrends2020 ou plástica, conferindo maior crocância durante o aquecimento de pizza e salgados tipo hot pocket . Outra inovação são as em- balagens com sistemas que permitem o aquecimento/cozimen- to do produto em forno de micro-ondas com a saída do vapor, de forma controlada e segura, sendo aplicáveis em vegetais congelados, pratos prontos, sanduíches e outros. São sistemas que funcionam como válvulas de vapor, que se abrem diante de determinada temperatura e pressão, visando à segurança do consumidor no manuseio do produto quente. e m b a l a g e n s - i m p o r t â n c i a e s t r a t é g i c a Comer fora de casa: consumo on-the-go Visto que as pessoas deverão gastar muito do seu tem- po fora de casa, o consumo nômade ou em trânsito ( on-the-go ) continuará a crescer. Os consumidores continuarão a buscar conveniência e embalagens que permitirão o consumo em qualquer lugar, a qualquer momento. Esse cenário favorece a utilização de embalagens individuais tanto no varejo quanto no food service (4) . O consumo de alimentos e bebidas on-the-go exige por- tabilidade nas embalagens, ou seja, a tendência é suprimir a necessidade dos utensílios tradicionais e permitir o consumo mais direto, eliminando tarefas cansativas e que consomem tempo, como lavar pratos e talheres. A embalagem funcionará como panela, lancheira e outros utensílios e deverá ser adapta- da ao estilo de vida do consumidor, a exemplo das tampas para bebidas esportivas. A embalagem é um componente-chave para produtores de alimentos e bebidas influenciarem esse tipo de consumo e o desenvolvimento das mesmas deverá respeitar as carac- terísticas regionais, que influenciam no tamanho da porção, na percepção de saudabilidade, na expectativa de qualidade premium e na tendência cultural em relação ao consumo em trânsito, seja no trabalho, durante o entretenimento ou em via- gens e deslocamentos (5) . Outra tendência que tem origem na demanda dos con- sumidores desse segmento são as embalagens do tipo stick para bebidas, com porção individual, que podem transformar uma água engarrafada em bebida saborizada. refechamento para consumo progressivo O refechamento das embalagens foi desenvolvido para facilitar o consumo e minimizar o desperdício e tam- bém agregar portabilidade. A possibilidade de refechamento presente nas garrafas e frascos de vidro já chegou às emba- lagens cartonadas, às latas, aos pouches com zíper e bicos e aos copos e frascos plásticos. Também pode ser visto em embalagens de barras de chocolate. Para produtos de con- sumo progressivo, como alimentos em pó e derivados de tomate, as latas de aço apresentam fechamento peel off , dot top , ploc off , dentre as principais inovações. O refechamento de bandejas cartonadas e de embalagens de frios fatiados também deve evoluir. O consumidor também se beneficia dessa característi- ca da embalagem, podendo consumir parte da bebida ou ali- mento sem ter de descartar o restante. O uso de tampas para f iGura 12 Fonte: Divulgação Embalagem para micro-ondas f iGura 13 Fonte: Divulgação Embalagem tipo stick

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