Brasil Food Trends
119 BrasilFoodTrends2020 ou plástica, conferindo maior crocância durante o aquecimento de pizza e
salgados tipo hot pocket . Outra inovação são as em- balagens com sistemas que permitem o
aquecimento/cozimen- to do produto em forno de micro-ondas com a saída do vapor, de forma controlada e
segura, sendo aplicáveis em vegetais congelados, pratos prontos, sanduíches e outros. São
sistemas que funcionam como válvulas de vapor, que se abrem diante de determinada temperatura e
pressão, visando à segurança do consumidor no manuseio do produto quente. e m b a l a g e n s
- i m p o r t â n c i a e s t r a t é g i c a Comer fora de casa: consumo on-the-go Visto que as
pessoas deverão gastar muito do seu tem- po fora de casa, o consumo nômade ou em trânsito (
on-the-go ) continuará a crescer. Os consumidores continuarão a buscar conveniência e
embalagens que permitirão o consumo em qualquer lugar, a qualquer momento. Esse cenário favorece a
utilização de embalagens individuais tanto no varejo quanto no food service (4) . O consumo de
alimentos e bebidas on-the-go exige por- tabilidade nas embalagens, ou seja, a tendência é
suprimir a necessidade dos utensílios tradicionais e permitir o consumo mais direto, eliminando tarefas
cansativas e que consomem tempo, como lavar pratos e talheres. A embalagem funcionará como panela,
lancheira e outros utensílios e deverá ser adapta- da ao estilo de vida do consumidor, a exemplo
das tampas para bebidas esportivas. A embalagem é um componente-chave para produtores de alimentos e
bebidas influenciarem esse tipo de consumo e o desenvolvimento das mesmas deverá respeitar as carac-
terísticas regionais, que influenciam no tamanho da porção, na percepção de
saudabilidade, na expectativa de qualidade premium e na tendência cultural em relação ao
consumo em trânsito, seja no trabalho, durante o entretenimento ou em via- gens e deslocamentos (5) .
Outra tendência que tem origem na demanda dos con- sumidores desse segmento são as embalagens do
tipo stick para bebidas, com porção individual, que podem transformar uma água engarrafada em
bebida saborizada. refechamento para consumo progressivo O refechamento das embalagens foi desenvolvido para
facilitar o consumo e minimizar o desperdício e tam- bém agregar portabilidade. A possibilidade de
refechamento presente nas garrafas e frascos de vidro já chegou às emba- lagens cartonadas,
às latas, aos pouches com zíper e bicos e aos copos e frascos plásticos. Também pode ser
visto em embalagens de barras de chocolate. Para produtos de con- sumo progressivo, como alimentos em
pó e derivados de tomate, as latas de aço apresentam fechamento peel off , dot top , ploc off ,
dentre as principais inovações. O refechamento de bandejas cartonadas e de embalagens de frios
fatiados também deve evoluir. O consumidor também se beneficia dessa característi- ca da
embalagem, podendo consumir parte da bebida ou ali- mento sem ter de descartar o restante. O uso de tampas
para f iGura 12 Fonte: Divulgação Embalagem para micro-ondas f iGura 13 Fonte:
Divulgação Embalagem tipo stick
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