Brasil Food Trends
BrasilFoodTrends2020 120 F igura 15 Fonte: Divulgação bebidas esportivas ( sport cap ) aumentou a
conveniência do consumo, visto que permite abrir e fechar a embalagem com uma só mão. Essa
tampa já está sendo usada em garrafas de água para consumo fora de casa, em atividades
esportivas e em academias. Porcionamento e a personalização do consumo Em razão das
mudanças na estrutura familiar e no estilo de vida, o aumento do número de lares com apenas uma ou
duas pessoas, principalmente nos grandes centros urbanos, gera maior demanda por produtos em embalagens
menores, para consumo imediato e em porção única. Exigen- te e autos-suficiente, esse grupo
de pessoas ganha força no mercado de consumo. Nos lares, os familiares são cada vez mais
independentes, têm horários conflitantes e gostos dife- rentes. Isso tudo reforça essa
demanda de porções menores e até individuais ( single ). Esse mercado reflete a necessidade
de customização do consumo, para atender a desejos diferenciados. Os lança- mentos iniciais
no Brasil foram de bebidas e biscoitos, mas hoje já chegou ao leite condensado e ao vinho. No mercado
de bebidas, nota-se uma diversificação para atender ao consumo individual: além da
tradicional lata de 350 mL, a latinha de 250 mL, o latão de 473 mL e a lata Slim , importada da Europa,
já ganham participação no mer- e m b a l a g e n s - i m p o r t â n c i a e s t r a t
é g i c a cado nacional. Além dos refrigerantes, essas latas chegaram aos mercados de vinho e
cachaça. As embalagens de vidro também estão inseridas nesse universo, a exemplo da garrafa
de 187 mL, equivalente a uma taça e meia de vinho, com tampa de rosca e lacre especial, que mantêm
as característi- cas do vinho e dispensam o uso de saca-rolhas. Observa-se também uma
tendência de redução da por- ção, aliada a embalagens mais simples, como
plásticos flexí- veis, que permite a redução de custo, comparativamente às
embalagens de cartão e plástico rígido. Ex.: chocolate Toblero- ne de 35 g (Kraft Foods) e
Pringles de 50 g (Procter & Gam- ble). Outro exemplo são as embalagens de azeite, tradicional-
mente em 500 g e agora disponíveis também em embalagens de 200 g (1) . Por todo o exposto,
será indispensável investir em equipamentos que permitam set up mais rápido de
produção, oferecendo mais agilidade aos pedidos de embalagens fracio- nadas. Também
haverá maior investimento em embaladoras que permitem acondicionar o produto em vários formatos de
embalagem, com menor tempo de troca de acessórios. Fácil de abrir O envelhecimento da
população traz consigo a ne- cessidade de adequação dos sistemas de embalagem. Exemplos
de tais adequações são: fácil abertura, leitura das informações do rótulo
e facilidade para carregar. Essa F igura 14 Fonte: Divulgação Tampa para beber em trânsito
Embalagens de fácil abertura
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