Brasil Food Trends

BrasilFoodTrends2020 122 e m b a l a g e n s - i m p o r t â n c i a e s t r a t é g i c a garantindo a sua fidelização às marcas que fazem uso dos mesmos. Nesse caso, destaca-se o selo de pureza da ABIC, de iniciativa da indústria do café, que resultou na expressiva melhora do produto ofertado, refletindo em um crescimento importante do consumo nacional da bebida. Com o aumento da exigência do consumidor em ter- mos de qualidade e confiabilidade, as embalagens ativas te- rão cada vez mais espaço no mercado. Diversas tecnologias existentes (ou em desenvolvimento) poderão vir a ser utiliza- das mais amplamente (14) : n absorvedores de oxigênio em embalagens para bolos, massas, pães, carnes curadas, café, alimentos secos e bebidas; n absorvedores ou emissores de dióxido de carbono, destinados a carnes frescas, café e amêndoas em geral; n emissores de conservantes, para cereais, carnes, peixes, pães, queijos, frutas e legumes; n emissores de etanol, com efeito antimicrobiano, utilizados para bolos, peixes e produtos de panificação; n absorvedores de umidade para carnes em geral, cereais, snacks e outros alimentos secos; n absorvedores de aroma/odor para sucos de fruta, snacks fri- tos, peixes, cereais, frangos, frutas e laticínios; n indicadores de frescor e qualidade, baseados em variações de tempo, temperatura, pH do alimento e metabólitos (etanol, ácidos orgânicos, gás carbônico etc.). Uma tecnologia para assegurar a rastreabilidade na ca- deia de alimentos é o sistema de identificação por radiofrequência (RFID), do inglês radio frequency identification . Embora a tecnolo- gia não seja nova, pois foi desenvolvida na Segunda Guerra Mun- dial para identificação de aeronaves, ainda é pouco utilizada no Brasil. Existem empresas e redes de supermercados empregando esse sistema de modo experimental, mas ainda não chegou ao consumidor final de produtos alimentícios. A tecnologia de RFID é uma ferramenta que pode- rá ser utilizada tanto nas etapas logísticas de distribuição de alimentos (transporte, armazenamento etc.) como dire- tamente com o consumidor final, nos pontos de venda. As etiquetas de RFID podem ser muito mais úteis que os sim- ples códigos de barras atuais, provendo informações mais detalhadas como a origem do alimento, a data de validade etc. Entretanto, é necessário estar atento às características do produto e do material de embalagem, bem como ao custo envolvido na implementação do sistema, para uma correta decisão e obtenção de resultados satisfatórios (15,16) . Uma tecnologia ainda em desenvolvimento, que pode- rá ser de grande utilidade na proteção de marcas, isto é, na identificação e prevenção de falsificações, é a autenticação de superfície a laser . Essa tecnologia baseia-se na reflexão difusa do laser , partindo do princípio de que as superfícies dos materiais possuem uma identidade própria, dada por sua complexidade microscópica. Dentre algumas vantagens, pode-se citar a aplicação a diversos tipos de materiais, não requer a utilização de acessórios especiais, como etiquetas, tintas especiais etc., mas uma infraestrutura simples. Pode ser aplicada na garantia da confiabilidade do consumidor na marca, na rastreabilidade do produto e na minimização de problemas com falsificações (13) . 5.3.5. Sustentabilidade sem embalagem? A sustentabilidade, sem dúvida, é um tema prioritário para o setor produtor e usuário de embalagens. A tendência F igura 16 Fonte: Divulgação Selo de pureza F igura 17 Fonte: Divulgação Tecnologia para embalagem

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