Brasil Food Trends
BrasilFoodTrends2020 122 e m b a l a g e n s - i m p o r t â n c i a e s t r a t é g i c a
garantindo a sua fidelização às marcas que fazem uso dos mesmos. Nesse caso, destaca-se o
selo de pureza da ABIC, de iniciativa da indústria do café, que resultou na expressiva melhora do
produto ofertado, refletindo em um crescimento importante do consumo nacional da bebida. Com o aumento da
exigência do consumidor em ter- mos de qualidade e confiabilidade, as embalagens ativas te- rão
cada vez mais espaço no mercado. Diversas tecnologias existentes (ou em desenvolvimento) poderão
vir a ser utiliza- das mais amplamente (14) : n absorvedores de oxigênio em embalagens para bolos,
massas, pães, carnes curadas, café, alimentos secos e bebidas; n absorvedores ou emissores de
dióxido de carbono, destinados a carnes frescas, café e amêndoas em geral; n emissores de
conservantes, para cereais, carnes, peixes, pães, queijos, frutas e legumes; n emissores de etanol, com
efeito antimicrobiano, utilizados para bolos, peixes e produtos de panificação; n absorvedores de
umidade para carnes em geral, cereais, snacks e outros alimentos secos; n absorvedores de aroma/odor para
sucos de fruta, snacks fri- tos, peixes, cereais, frangos, frutas e laticínios; n indicadores de
frescor e qualidade, baseados em variações de tempo, temperatura, pH do alimento e
metabólitos (etanol, ácidos orgânicos, gás carbônico etc.). Uma tecnologia para
assegurar a rastreabilidade na ca- deia de alimentos é o sistema de identificação por
radiofrequência (RFID), do inglês radio frequency identification . Embora a tecnolo- gia não
seja nova, pois foi desenvolvida na Segunda Guerra Mun- dial para identificação de aeronaves,
ainda é pouco utilizada no Brasil. Existem empresas e redes de supermercados empregando esse sistema de
modo experimental, mas ainda não chegou ao consumidor final de produtos alimentícios. A tecnologia
de RFID é uma ferramenta que pode- rá ser utilizada tanto nas etapas logísticas de
distribuição de alimentos (transporte, armazenamento etc.) como dire- tamente com o consumidor
final, nos pontos de venda. As etiquetas de RFID podem ser muito mais úteis que os sim- ples
códigos de barras atuais, provendo informações mais detalhadas como a origem do alimento, a
data de validade etc. Entretanto, é necessário estar atento às características do
produto e do material de embalagem, bem como ao custo envolvido na implementação do sistema, para
uma correta decisão e obtenção de resultados satisfatórios (15,16) . Uma tecnologia
ainda em desenvolvimento, que pode- rá ser de grande utilidade na proteção de marcas, isto
é, na identificação e prevenção de falsificações, é a
autenticação de superfície a laser . Essa tecnologia baseia-se na reflexão difusa do
laser , partindo do princípio de que as superfícies dos materiais possuem uma identidade
própria, dada por sua complexidade microscópica. Dentre algumas vantagens, pode-se citar a
aplicação a diversos tipos de materiais, não requer a utilização de acessórios
especiais, como etiquetas, tintas especiais etc., mas uma infraestrutura simples. Pode ser aplicada na
garantia da confiabilidade do consumidor na marca, na rastreabilidade do produto e na minimização
de problemas com falsificações (13) . 5.3.5. Sustentabilidade sem embalagem? A sustentabilidade,
sem dúvida, é um tema prioritário para o setor produtor e usuário de embalagens. A
tendência F igura 16 Fonte: Divulgação Selo de pureza F igura 17 Fonte: Divulgação
Tecnologia para embalagem
Made
with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MTgxNA==