Brasil Food Trends

123 BrasilFoodTrends2020 e m b a l a g e n s - i m p o r t â n c i a e s t r a t é g i c a f iGura 18 Os três valores centrais das práticas sustentáveis Socioambiental Saúde e segurança Legislação e regulação Sustentabilidade Abordagem integrada dos impactos econômicos, sociais e ambientais da sociedade humana Social Respeito ao indivíduo Igualdade de oportunidades Econômico Lucratividade Pesquisa e desenvolvimento Gerenciamento de riscos Socioeconômico Ética nos negócios Fair trade Direitos trabalhistas Empregabilidade Treinamento e desenvolvimento Econômico-Ambiental Eficiência no uso de recursos naturais e energia Ambiental Uso de recursos naturais Gerenciamento ambiental (resíduos, emissões etc.) à valorização do tema também é evidenciada pela crescente procura por produtos como o papel reciclado e os equipa- mentos com classificações de baixo consumo de energia (11) . “Não estamos mais no tempo de perguntar se é necessária uma economia verde, inclusiva e ética. É tempo de pergun- tar como adotá-la. Estamos falando de uma nova economia, de baixo carbono, que recupera, reusa e recicla incontáveis vezes os seus recursos e insumos.” (17) Contribuições da embalagem – sustentabilidade e ética Q uadro 5 Elaboração: BFT 2020 TENDÊNCIAS BFT 2020 CONTRIBUIÇÕES DA EMBALAGEM SUSTENTABILIDADE E ÉTICA Redução do consumo de energia; Emprego de matérias- primas de fonte renovável; Programas de reciclagem e comunicação voltada para o incentivo da reciclagem de embalagens pós-consumo; Revalorização de materiais – emprego de materiais reciclados pós-consumo; Redução de emissões; Redução de resíduos sólidos; Avaliação do Ciclo de Vida de produtos para determinação do carbon footprint ; Responsabilidade social empresarial em toda a cadeia produtiva; Certificações e selos ambientais. Elaboração: BFT 2020, adaptada de GCBL (31)

RkJQdWJsaXNoZXIy MTgxNA==