Brasil Food Trends

BrasilFoodTrends2020 124 e m b a l a g e n s - i m p o r t â n c i a e s t r a t é g i c a As empresas que promovem práticas sustentáveis em suas cadeias de suprimentos concentram-se em três valores centrais(18): n Desenvolvimento econômico: promoção de lucro, criação de empregos, atração de consumidores, redução de custos, ante- cipação e gerenciamento de riscos e busca de competitividade a longo prazo. n Responsabilidade ambiental: conservação de energia e re- cursos, consumo de energia renovável e menos poluente, reci- clagem, minimização de embalagens e redução de emissão de gases de efeito estufa. n Bem-estar social: criação de normas e condições de trabalho, melhora da comunidade e desenvolvimento de responsabilida- de social nos produtos e serviços. Embora a embalagem permita a comercialização e a dife- renciação de produtos, além de educar e informar o consumidor, as etapas de aquisição, produção, transporte e descarte não po- dem ter consequências negativas para o ambiente nem para a sociedade. Portanto, por meio de um projeto inteligente de em- balagem, é possível minimizar seu impacto potencial negativo. A concepção de embalagem sustentável considera todo o seu ciclo de vida, reconhece o princípio da responsabilidade compartilha- da e visa à redução do custo total do sistema de embalagem por meio de um projeto de ciclo de vida eficiente e seguro (19) . A eficácia da embalagem, protegendo adequadamente o produto e reduzindo perdas, é também um instrumento-chave visando à sustentabilidade. O impacto ambiental da perda de alimentos por falha da embalagem é grande, uma vez que, além da emissão do gás metano gerado pela degradação de resíduos de alimentos em aterros sanitários, também há que se consi- derar o consumo de energia, água, defensivos agrícolas etc. e a emissão de gases de efeito estufa nas etapas de produção agrícola e animal, processamento, transporte e armazenagem desses produtos que não serão consumidos. A embalagem não deverá apenas garantir a segurança do produto, mas também cumprir com as normas ambientais, por meio de uma gestão eficaz dos resíduos sólidos, incluindo a redução do uso de matérias-primas e reciclagem de embala- gem no pós-consumo (20) . Os pilares da sustentabilidade Considerando os três pilares da sustentabilidade (so- cial, econômico e ambiental), embalagem sustentável não é o mesmo que o mercado denomina de embalagem “verde”, pois esta representa apenas o pilar ambiental da sustentabilidade, focando em um único ponto, como, por exemplo, substituição de materiais de origem fóssil por materiais de origem renovável ou redução do consumo de energia. Embalagem sustentável apresenta uma abordagem mais ampla e holística, incluindo questionamentos e/ou respostas às necessidades da sociedade e preocupação com a ética e a equidade (21) . Embalagens do futuro x Pilar econômico da sustentabilidade O comportamento do consumidor para apoiar a susten- tabilidade é atualmente mais impulsionado por um sentimento n É benéfica, segura e saudável para indivíduos e comunidades em todo o seu ciclo de vida. n Atende a critérios de mercado em relação a desempenho e custo. n É extraída, fabricada, transportada e reciclada usando energia renovável. n Maximiza o uso de materiais de fontes renováveis ou reciclados. n É produzida usando tecnologias limpas e boas práticas de fabricação. n É produzida utilizando materiais seguros do ponto de vista toxicológico em todo seu ciclo de vida. n É fisicamente projetada para otimizar o uso de materiais e energia. n É efetivamente recuperada e utilizada em ciclos biológicos e/ou industrial do berço ao berço ( cradle to cradle ) (19) . Visão de embalagem sustentável Q uadro 6 Elaboração: BFT 2020

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