Brasil Food Trends

127 BrasilFoodTrends2020 e m b a l a g e n s - i m p o r t â n c i a e s t r a t é g i c a INTERNACIONAL DESMISTIFICANDO A INOVAÇÃO EM EMBALA- GEM, 2009, São Paulo. Anais ... São Paulo: Embalagemmarca, 2009. (3) XTC WORLD INNOVATION. xTC Panorama mondial de l’innovation 2009 . Mexico: XTC, 2009. 96 p. (4) EUROMONITOR INTERNATIONAL. Beverage packaging in Brazil : Key trends and developments. [s.l.]: Euromonitor Inter- national, 2008. 27 p. (5) O’BORNICK, Mark. growth strategies in packaging food and drink to 2007 : identifying the key market sectors. London: Business Insights/The Institute of Packaging, 2002. 189 p. (6) ACNIELSEN. Estudo global sobre informação nutricional . ACNielsen América Latina, 2005. 95 p. (7) PROGRAMA MINHA ESCOLHA. Programa inédito no Brasil ajuda consumidor a escolher produtos mais saudáveis nas gôndolas. Disponível em: <www.programaminhaescolha.com.br/ press_01.html>. Acesso em: 23 julho. 2009. (8) SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA. O que é o selo de aprovação SBC? Disponível em: <http://prevencao.cardiol. br/selodeaprovacao/default.asp>. Acesso em: 23 julho. 2009. (9) ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE ASSISTÊNCIA AO DIA- BÉTICO – ANAD. Disponível em: <www.anad.org.br >. São Paulo, São Paulo, Brasil. Acesso em: 25 setembro. 2009. (10) TESCO. Food labeling . Disponível em: <http://www.tes - co.com/health/food/food_labelling/labels.page >. Acesso em: 25 setembro. 2009. (11) MINTEL INTERNATIONAL GROUP. Packaging trends in food and beverages . Chicago: Mintel, 2009. 90 p. (12) TAVARES, Daniel. Com a garantia do selo. revista globo rural , São Paulo, n. 213, jul. 2003. Disponível em: <http://revistagloborural.globo.com/GloboRural/0, 6993,E EC565191-1641,00.html>. Acesso em: 23 julho. 2009. (13) COWBURN, R. Laser surface authentication: biometrics for brand protection of goods and packaging. In: KERRY, J.; BU- TLER, P. (Ed.). Smart packaging technologies for fast moving consumer goods . West Sussex: John Wiley & Sons, 2008. cap. 16, p. 281-303. (14) DAY, B. P. F. Active packaging of food. In: KERRY, J.; BU- TLER, P. (Ed.). Smart packaging technologies for fast moving consumer goods . West Sussex: John Wiley & Sons, 2008. cap. 1, p. 1-18. (15) CLARKE, R. The influence of product and packaging cha- racteristics on passive RFID readability. In: KERRY, J.; BUTLER, P. (Ed.). Smart packaging technologies for fast moving consumer goods . West Sussex: John Wiley & Sons, 2008. cap. 10, p. 167-194. (16) STAFFORD, J. How Marks & Spencer is using RFID to improve customer service and business efficiency: a case study. In: KERRY, J.; BUTLER, P. (Ed.). Smart packaging technologies for fast moving consumer goods . West Sussex: John Wiley & Sons, 2008. cap. 11, p. 197-201. (17) YOUNG, Ricardo. Os desafios da sustentabilidade para o Brasil. Folha de S.Paulo , São Paulo, 25 ago. 2009. Tendências / Debates. Disponível em: <http://www.ccr.org.br/a_noticias_deta- lhes.asp?cod_noticias=7615>. Acesso em: 25 setembro. 2009. (18) MAHLER, Daniel. The sustainable supply chain . 2007. Disponível em: <http://www.scmr.com/index.asp?layout=arti clePrint&articleID=CA6504627&article_prefix=CA&article_ id=6504627>. Acesso em: 23 julho. 2009. (19) GREEN BLUE INSTITUTE. Sustainable packaging coali- tion . Definition of sustainable packaging. Charlottesville, VA: Gre- en Blue, 2005. 9 p. Disponível em: <http://www.sustainablepa - ckaging.org/Definition%20of%20Sustainable%20Packaging%20 10-15-05%20final.pdf>. Acesso em: 23 julho. 2009. (20) PIRA INTERNATIONAL. The future of packaging : long- term scenarios to 2020. Surrey: PIRA, 2009. 171 p. (21) BHAMRA, Tracy. The role of innovation in the move to- wards sustainable design of packaging . Loughborough University. Disponível em: <http://www.idspackaging.com/Common/Paper/ Paper_6/The%20Role%20of%20Innovation%20in%20the%20 Move%20Towards%20Sustainable%20Design%20of%20Packa- ging.htm>. Acesso em: 25 setembro. 2009. (22) VOCÊ abriria mão de que tipo de embalagem pela mãe natureza? Pack , São Paulo, v. 10, n. 130, p. 26-28, jun. 2008. (23) LEWIS, Helen. Issues, trends and challenges facing the food and drink industry – forecast to 2014 . Worcestershire, UK: Aroq Limited, 2009. 56 p. (24) TENDÊNCIAS & PERSPECTIVAS 2009. Equação de valor, diversificação e sustentabilidade: os drivers para 2009. Em- balagemmarca , São Paulo, v. 9, n. 112, p. 16-18, 20-21, dez. 2008. Disponível em: <http://www.embalagemmarca.com.br/em- bmarca/content/view/full/6607?eZSESSIDembmarca=ddaec592 a22b%29a8001f50fe1957c61e3>. Acesso em: 23 julho. 2009. (25) THE STEEL industry: a long standing tradition in sustai- nability. APEAl news , The Netherlands, n. 31, p. 19, April 2008. (26) SOUZA, Arlete Mendes de. Ambiente em transforma- ção. Pack, São Paulo, v. 10, n. 130, p. 40-43, jun. 2008. (27) GFK. Conjoint social . Avaliação do peso de ações so- ciais na decisão de compra do consumidor. 2009. 45 p. Dis- ponível em: < http://www.greenhanger.com.br/pdf/ConjointSocial. pdf>. Acesso em: 25 setembro. 2009. (28) MATTAR, Helio. O peso da ação social das empresas na vi- são do consumidor . São Paulo: Instituto Akatu, 2009a. Disponível em: <http://www.akatu.org.br/central/opiniao/2009/o-peso-da-acao-social- das-empresas-na-visao-do-consumidor>. Acesso em: 23 julho. 2009. (29) NAVES, Rubens. O futuro das ações sociais empresa- riais. Desafio do Desenvolvimento , n. 11, set. 2004. Disponível em: <http://desafios2.ipea.gov.br/106/10602002.jsp?slCD_ORI- GEM=30>. Acesso em: 23 julho. 2009. (30) CONSUMO consciente: o que é. São Paulo: Instituto Akatu, [s.d.]. Disponível em: <http://www.akatu.org.br/consumo_ consciente/oque>. Acesso em: 23 julho. 2009. (31) GCBL. Economy: Our Vision . Disponível em: <htpp:// www.gcbl.org/economy >. Acesso em: 23 abril. 2010.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTgxNA==